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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10458
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Leitor-detetive : jogo digital para leitura de artigo de opinião |
Título(s) alternativo(s): | Detective-reader : digital game for the reading of opinion articles |
Autor(es): | Souza, Marcos André de |
Data do documento: | 20-Fev-2018 |
Orientador: | Cardoso, Denise Porto |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo digital Leitor-Detetive, uma ferramenta para a leitura de artigos de opinião, que visa desenvolver a leitura de alunos do 9º ano. A metodologia utilizada foi a pesquisa de abordagem qualitativa e de naturezas interpretativa e intervencionista. O embasamento teórico deste objeto de aprendizagem foi construído com as lições de Kleiman (1993), Silva (1998), Leffa (1999), Huizinga (2014), Koch; Elias (2016), Marcuschi (2017), Roiphe (2017), dentre outros. No jogo, estão presentes artigos de opinião com dois posicionamentos, um contrário ao outro, mas construídos a partir de um mesmo parágrafo de introdução.A interação entre aluno-jogo-aprendizagem está presente por meio da multimodalidade do jogo. O objeto de aprendizagem foi aplicado na turma do 9º ano da Escola Estadual José de Alencar Cardoso, em Aracaju-Sergipe. A análise dos dados de desempenho dos alunos no jogo digital indicou uma melhora nos resultados de questões associadas a descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa (SAEB).Inserido num conjunto de ações pedagógicas sistematizadas, o jogo digital Leitor-Detetive pode auxiliar no desenvolvimento da leitura de alunos do 9º ano e na formação de cidadãos preparados para o exercício das práticas sociais. |
Abstract: | This study aims to present the digital game Detective-Reader, a tool for the reading of opinion articles, which aims at developing the reading skills of 9th graders. It is a research, of qualitative, interpretative and interventionist nature. The theoretical background for this learning object was based on Kleiman (1993), Silva (1998), Leffa (1999), Huizinga (2014), Koch; Elias (2016), Marcuschi (2017), Roiphe (2017), among others. In the game, there are two opinion articles with contradicting ideas, but they are all written with the same introductory paragraph. The interaction between student-game-learning is present through the multimodality of the game. The learning object was used in the9th grade of the Escola Estadual José de Alencar Cardoso, in Aracaju-Sergipe. The analysis of the performance data of the students in the digital game indicated that there was an improvement in the results of the questions associated to the descriptors of the document Matriz de Referência de Língua Portuguesa (SAEB). As part of a set of pedagogical and systematized actions, Detective-Reader can aid 9th grade students in their development of reading skills and in the education of citizens prepared to the exercise of social practices. |
Palavras-chave: | Leitura Oratória Escrita criativa Cidadania Jogos educativos Argumentação Artigo de opinião Jogos digitais Argumentation Opinion article Citizenship Digital game Reading |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | SOUZA, Marcos André de. Leitor-detetive : jogo digital para leitura de artigo de opinião. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10458 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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