Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13735
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 7 - Formação de professores. Memória e narrativas
Issue Date: Sep-2020
Keywords: Educação
Formação de professores
Formação continuada de professores
Memória
Narrativas
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 14., 2020, São Cristóvão. Anais eletrônicos [...] São Cristóvão: EDUCON, 2020. Disponível em: http://educonse.com.br/xivcoloquio/anais/. Acesso em: 19 nov. 2020.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13735
Appears in Collections:Anais 2020 - XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1Alexandra Marselha Siqueira Pitolli - Memorial de professores: processos formativos e traços de identidade docente611,22 kBAdobe PDFView/Open
2Ayrton Matheus da Silva Nascimento - De avôs mangaieiros a neto professor de química: narrativa do ethos de ascensão social de uma família681,79 kBAdobe PDFView/Open
3Bruno Baslio Cardoso de Lima - Porque me tornei professor de ciências? um olhar a partir de Bakhtin617,29 kBAdobe PDFView/Open
4Carla Santos Pinheiro - Figurinhas do futebol: imagens, identidades e interações sociais642,59 kBAdobe PDFView/Open
5Charles Maycon de Almeida Mota - Aprendizagens colaborativas na/da docência na educação básica: jornada pedagógica como potência formativa581,44 kBAdobe PDFView/Open
6Charles Maycon de Almeida Mota - Narrativas im-pertinentes sobre gênero e sexualidade nas escolas da roça602,14 kBAdobe PDFView/Open
7Claudia de Faria Barbosa - Estágio em educação: análise de escrevivências de estudantes no estágio supervisionado600,46 kBAdobe PDFView/Open
8Claudia de Medeiros Lima - Estágio curricular supervisionado como ato de valorização e transformação de saberes599,59 kBAdobe PDFView/Open
9Claudia Patricia Melo Marinho Santos - Formação continuada de professores no ensino fundamental: os desafios das relações interpessoais no ambiente escolar628,06 kBAdobe PDFView/Open
10Cleber Cesar da Silva Barbosa - Memória da universidade: o documentário enquanto fonte para pesquisa598,43 kBAdobe PDFView/Open
11Crislaine Maria da Silva - Visão dialógica e complexa sobre sustentabilidade por professores de ensino das ciências da natureza619,91 kBAdobe PDFView/Open
12Cristhian Lovis - Relação com saber: mapeamento acerca da formação de professores de matemática e suas percepções/ações693,06 kBAdobe PDFView/Open
13Cristiana Marinho da Costa - Diálogo acerca das competências sociemocionais e suas interfaces com a BNCC e a formação docente496,91 kBAdobe PDFView/Open
14Dilton Feitosa Morais - Observação em matemática: práticas de estágio supervisionado588,05 kBAdobe PDFView/Open
15Edilio Quintino de Oliveira - Formação continuada de professores: reflexões do programa pacto pelo fortalecimento do ensino médio na rede pública de ensino da 19ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação do Ceará556,06 kBAdobe PDFView/Open
16Edyniele Evangelista Dos Santos - Caminhos e desdobramentos da formação inicial da licenciatura em física, via ensino a distância, na Universidade Federal de Sergipe630,93 kBAdobe PDFView/Open
17Evellyn Patricia Santos da Silva - A práxis pedagógica da formação de professores de química: uma breve análise do projeto político pedagógico do curso de química licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)675,23 kBAdobe PDFView/Open
18Fabiana de Moura Cabral Malta - (Re) significando as aulas no ensino jurídico: uma autoanálise didática e pedagógica584,68 kBAdobe PDFView/Open
19Gabriela de Campos Vaz Domingues - Formação continuada colaborativa: a escola como organização aprendente592,4 kBAdobe PDFView/Open
20Genivaldo Ferreira Sa - Formação continuada de professores e prática pedagógica na EJA: relevâncias e desafios565,43 kBAdobe PDFView/Open
21Gustavo Henrique Lemos de Souza - O nascimento de um professor de química que não teve aulas dessa disciplina na educação básica661,34 kBAdobe PDFView/Open
22Idelsuite de Sousa Lima - Narrativas de licenciandos(as) em pedagogia e aprendizagens sobre a docência632,79 kBAdobe PDFView/Open
23Inalda Maria Duarte de Freitas - Contribuições do PROESP: o estágio e avaliação reflexões indispensáveis628,19 kBAdobe PDFView/Open
24Ingrid da Silva Alves - Aprendizagens experienciais da/na docência pelas relações homológicas na formação inicial: contribuição do PIBID628,93 kBAdobe PDFView/Open
26Isabela Santos Correia Rosa - Experiências didáticas comprometidas com a diversidade de culturas: relatos de professores/as de biologia em formação inicial611,87 kBAdobe PDFView/Open
27Ivana Conceição de Deus Nogueira - Professoras alfabetizadoras: saberes e desafios cotidianos636,13 kBAdobe PDFView/Open
28Janyelle Costa da Circuncisao - Atos de currículo e concepções de formação de licenciados em educação física: uma análise compreensiva594,48 kBAdobe PDFView/Open
29Joelza de Oliveira Santos - Memórias que o tempo não apaga: o Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (1959-1968)619,76 kBAdobe PDFView/Open
30Josivania Nair de Souza - A luta pelo saber da menina feirante que se tornou professora de matemática663,62 kBAdobe PDFView/Open
31Juliane de Carvalho Correia - Da formação inicial à pratica docente: constituição do professor de língua portuguesa616,86 kBAdobe PDFView/Open
32Kenya Maria Vieira Lopes - O debate sobre a formação de professores na REAMEC: alguns pontos e contrapontos600,41 kBAdobe PDFView/Open
33Leidiana Santos Matos - Políticas públicas educacionais para formação inicial do professor595,95 kBAdobe PDFView/Open
34Luciana de Arajo Pereira - Vivências, partilhas e construção de experiências no contexto da pedagogia Griô654,56 kBAdobe PDFView/Open
35Lucivanio Jose da Silva - O filho de agricultores que se tornou professor de matemática e alcançou o mestrado em educação: um percurso à luz da sociologia de Gaulejac e de bourdieu713,85 kBAdobe PDFView/Open
36Maria Cláudia Silva do Carmo - Formação de professores e currículo: contribuições às práticas dos licenciados da Universidade Estadual de Feira De Santana – UEFS635,92 kBAdobe PDFView/Open
37Maria Viviane dos Santos - O papel do coordenador pedagógico na construção da identidade do professor em início de carreira635,69 kBAdobe PDFView/Open
38Mariana Barbosa Batista - Memórias afetivas: a poesia como uma prática e sensibilização pedagógica621,54 kBAdobe PDFView/Open
39Marilha da Silva Bastos - A importância da didática para a formação de professores do curso de pedagogia: limites e possibilidades646,53 kBAdobe PDFView/Open
40Marquise Meneses Santos - Experiências do estágio supervisionado na educação infantil631,45 kBAdobe PDFView/Open
41Milena Aragão - A importância do diálogo sobre os castigos nos cursos de pedagogia: conversando com professores611,55 kBAdobe PDFView/Open
42Patricia Gouvea Nunes - Nós, formadoras de professores em um instituto federal: narrando a práxis tecida em colaboração692,13 kBAdobe PDFView/Open
43Priscylla Karollyne Gomes Dias - Entrelaçando narrativas: reflexões iniciais sobre sentidos de docência e de formação docente a partir do ethos673,69 kBAdobe PDFView/Open
44Rochele Ribas de Oliveira - Relação com o saber e o processo formativo do professor de matemática na ufsm: alguns apontamentos633,09 kBAdobe PDFView/Open
45Rodrigo da Silva Menezes - Geografia escolar no contexto da formação inicial de professores no Brasil579,92 kBAdobe PDFView/Open
46Rodrigo da Silva Menezes - Formação de professores para o ensino híbrido: utilização do Google for Education em sala de aula616,91 kBAdobe PDFView/Open
47Rodrigo Pereira - Formação de professores e currículo: experiência do curso de pedagogia no Campus do Sertão-Universidade Federal de Alagoas620,98 kBAdobe PDFView/Open
48Rosely Maria Morais de Lima Frazao - O profissional docente da educação básica atuante nos anos iniciais do ensino fundamental e o fazer remoto: um efeito terremoto?592,71 kBAdobe PDFView/Open
49Rubia Armelini de Freitas - Cenas inéditas da vida de um professor de apoio pedagógico702,81 kBAdobe PDFView/Open
50Sandra Mara Vieira Oliveira - estágio supervisionado: aprendizagens significativas na relação estagiário/professor regente608,91 kBAdobe PDFView/Open
51Sandra Mara Vieira Oliveira - Professores e alunos: a narrativa como a materialidade do olhar para si606,96 kBAdobe PDFView/Open
52Shirlene Gomes da Silva Oliveira - A formação do pedagogo e o ensino de ciências nos anos iniciais: análise dos trabalhos publicados no enpec entre os anos de 2011 A 2019651,2 kBAdobe PDFView/Open
53Valdicio Almeida de Oliveira - Reflexões literárias: as funções da literatura e registros de memórias em contextos histórico-culturais no Brasil620,62 kBAdobe PDFView/Open
54Vanessa Ramos Alves - A filha de caminhoneiro que se tornou professora de química: ascensão social e neurose de classe677,97 kBAdobe PDFView/Open
55Virginia Renata Vilar da Silva - Cultura digital e formação do pedagogo na sociedade contemporânea: análise de um curso de pedagogia de Pernambuco662,47 kBAdobe PDFView/Open
56Viviane Novaes de Souza - Formação docente: memorias e narrativas de uma professora da Rede Municipal de Nossa Senhora da Glória-SE602,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.