Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17280
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Weslei da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-22T12:15:28Z | - |
dc.date.available | 2023-03-22T12:15:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-27 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Weslei da Silva. Os impactos do ensino gamificado na aprendizagem de microbiologia básica. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17280 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Ciências biológicas | por |
dc.subject | Ensino de ciências biologicas | por |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Gamificação | por |
dc.subject | Metodologias ativas | por |
dc.subject | Microbiologia | por |
dc.title | Os impactos do ensino gamificado na aprendizagem de microbiologia básica | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira | - |
dc.description.resumo | A Biologia é um campo de estudo bastante pertinente no que diz respeito ao conhecimento do funcionamento do planeta, tendo sua relevância em qualquer área que seja abordada. A Microbiologia é uma ramificação da Biologia que estuda os seres microscópicos, considerada uma área importantíssima na indústria alimentícia, agropecuária, sendo também relevante na biotecnologia e principalmente na área da saúde. A forma de abordagem deste conteúdo nas escolas em geral não utiliza muita contextualização, o que pode deixar os alunos desmotivados na aprendizagem. Como estratégia para incentivar e manter a atenção dos discentes ao mesmo tempo em que pode estimular a interação entre eles, a proposta de ensino gramificado foi desenvolvida nessa pesquisa para avaliar os impactos que causou na aprendizagem dos alunos. Considerando as informações apresentadas, o objetivo da pesquisa foi analisar o ensino gramificado como recurso didático para a aprendizagem de microbiologia na educação básica. Após desenvolver o projeto, observamos um aumento da participação dos alunos nas aulas, bem como melhora no entendimento de microbiologia básica, o que sugere que a aprendizagem promovida através dos jogos obteve sucesso. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Weslei_Silva_Oliveira.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.