Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17280
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, Weslei da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-22T12:15:28Z-
dc.date.available2023-03-22T12:15:28Z-
dc.date.issued2022-12-27-
dc.identifier.citationOliveira, Weslei da Silva. Os impactos do ensino gamificado na aprendizagem de microbiologia básica. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17280-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino de ciências biologicaspor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectMicrobiologiapor
dc.titleOs impactos do ensino gamificado na aprendizagem de microbiologia básicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.description.resumoA Biologia é um campo de estudo bastante pertinente no que diz respeito ao conhecimento do funcionamento do planeta, tendo sua relevância em qualquer área que seja abordada. A Microbiologia é uma ramificação da Biologia que estuda os seres microscópicos, considerada uma área importantíssima na indústria alimentícia, agropecuária, sendo também relevante na biotecnologia e principalmente na área da saúde. A forma de abordagem deste conteúdo nas escolas em geral não utiliza muita contextualização, o que pode deixar os alunos desmotivados na aprendizagem. Como estratégia para incentivar e manter a atenção dos discentes ao mesmo tempo em que pode estimular a interação entre eles, a proposta de ensino gramificado foi desenvolvida nessa pesquisa para avaliar os impactos que causou na aprendizagem dos alunos. Considerando as informações apresentadas, o objetivo da pesquisa foi analisar o ensino gramificado como recurso didático para a aprendizagem de microbiologia na educação básica. Após desenvolver o projeto, observamos um aumento da participação dos alunos nas aulas, bem como melhora no entendimento de microbiologia básica, o que sugere que a aprendizagem promovida através dos jogos obteve sucesso.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Weslei_Silva_Oliveira.pdf1,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.