Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17886| Tipo de Documento: | Monografia | 
| Título: | Por mais poemas contemporâneos de autoria feminina nas escolas | 
| Autor(es): | Oliveira, Joilda Alves de | 
| Data do documento: | 18-Jan-2019 | 
| Orientador: | Ramalho, Christina Bielinski | 
| Resumo: | Este trabalho tem o intuito de propor estratégias para o estudo do gênero lírico, como forma de preparar futuras experiências docentes. A pesquisa justifica-se pela necessidade de observarmos e problematizarmos o ensino de poesia no Ensino Básico, especificamente no âmbito do Ensino Médio, buscando diminuir as dificuldades que acompanham docentes e discentes no ambiente escolar, principalmente no que se refere ao estudo de poemas. Somamos a essa intenção a de valorizar a poesia contemporânea de autoria feminina nas salas de aula, como meio de propiciar momentos de reflexão sobre a inserção das mulheres nos espaços sociais. O trabalho, para isso, divide-se em três capítulos. No primeiro, falamos sobre a relação entre poesia e o ensino, contextualizando com a crítica de teóricos atuais, com destaque para Cosson e Magnani, sobre a problemática do ensino de leitura e literatura no ensino Básico, em especial no Ensino Médio. Em seguida, refletimos sobre a leitura crítica de poemas, partindo de Candido e Soares. No segundo capítulo, utilizamos as reflexões realizadas pela crítica feminista como base para exemplificação e posterior análise de poemas da literatura contemporânea brasileira de autoria feminina. Ali trazemos contribuições teóricas e críticas de Andrea Nye em Teoria Feminista e as Filosofias do Homem e de Simone Bandeira, em A contribuição da Crítica Feminista à Ciência publicado na Revista Estudos Feministas. No terceiro e último capítulo, apresentamos o estudo de poemas de Adélia Prado e Maria Rezende, ressaltando a etapa da análise docente de poemas como fundamental para a ampliação da presença do poema nas salas de aula, em especial do poema contemporâneo de autoria feminina, a partir do qual importantes questões relacionadas à condição social das mulheres podem ser debatidas. Com este trabalho, esperamos contribuir para a valorização do estudo docente de poemas como etapa necessária para que se promova a ampliação da presença de poemas contemporâneos de autoria feminina nas salas de aula do Ensino Médio. | 
| Palavras-chave: | Literatura brasileira Poesia - História e crítica Crítica Brazilian literature Poetry - History and criticism Criticism  | 
| área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | 
| Idioma: | por | 
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | 
| Departamento: | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial | 
| Citação: | OLIVEIRA, Joilda Alves de. Por mais poemas contemporâneos de autoria feminina nas escolas. Itabaiana, SE, 2019. | 
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17886 | 
| Aparece nas coleções: | Letras | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Joilda Alves de Oliveira_TCC.pdf | 405,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
        