Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18234
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título: Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura (Caderno pedagógico)
Autor(es): Lima, José Luiz Andrade de
Data do documento: 2021
Orientador: Bruno, Alberto Roiphe
Resumo: Este Caderno Pedagógico foi criado para que possa ajudar você na construção, nas aulas de Português, de uma estratégia que vise ao desenvolvimento da prática de oralidade, leitura e escrita. Nele, você vai encontrar um meio para apresentar a seus alunos textos poéticos concretistas com a finalidade de trabalhá-los de uma maneira diferente da que se normalmente trabalha em sala de aula, geralmente voltados à poesia canônica. A ideia não é abandonar em definitivo o texto tradicional, mas oportunizar na sala de aula do Ensino Fundamental o contato com as características da poesia concreta, que vão desde o rompimento com estruturas formais até o campo da verbivocovisualidade, pois a ênfase dada aos elementos verbais, sonoros e visuais ─ associados à realidade do aluno, no que se refere às práticas pedagógicas diárias ─ tornará a capacidade discursiva dele mais aprimorada.
Palavras-chave: Literatura
Estudo e ensino
Poesia concreta
Leitura
Ensino/aprendizagem de literatura
Leitura de poesia
Concretismo
Verbivocovisualidade
Parte de : Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura (Dissertação)
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18234
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSE_LUIZ_ANDRADE_LIMA-Caderno.pdf991,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.