Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19600
Tipo de Documento: Monografia
Título: Abordagens metodológicas adotadas nas aulas de ecologia e suas influências sobre a aprendizagem de alunos do ensino médio
Autor(es): Pinto, Breno Henrique dos Santos
Data do documento: 23-Mai-2024
Orientador: Bocchiglieri, Adriana
Resumo: O ensino de Ecologia pode contribuir para mudanças no modo como o homem interage com a natureza sendo, portanto, componente importante do currículo do ensino médio. Contudo, apesar das diversas propostas pedagógicas possíveis para abordá-lo em sala de aula, como o Ensino por Investigação, os jogos didáticos e os recursos digitais, a literatura a esse respeito indicava haver um uso excessivo e ineficaz de aulas expositivas. O presente trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico de como o ensino da Ecologia tem sido abordado no contexto educacional do ensino médio brasileiro através da utilização das diferentes abordagens e métodos didáticos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Portal de Periódicos da Capes com os artigos publicados no período de 2017- 2022 e desenvolvidos com a participação direta dos alunos e professores. Esta pesquisa buscou relacionar as informações descritas nos objetivos, metodologias e resultados apresentados em cada artigo utilizando o programa de análise textual Iramuteq. Foram identificados 15 artigos com a temática selecionada. As análises mostraram que a escola pública se destaca como principal campo de pesquisa para o tema e que há aproximações do ensino com a abordagem da Aprendizagem Centrada no Aluno. As percepções dos alunos sobre a temática apresentada também se destacam nos objetivos dos trabalhos selecionados. Além disso, o uso de métodos diferenciados potencializa a prática docente, apesar de haverem problemas cujas soluções envolvem questões alheias à vontade do professor. Assim, o uso de métodos distintos no ensino de Ecologia, mesmo não solucionando todos os problemas relatados para o mesmo, são uma parte importante da resposta a eles, contribuindo para um futuro de práticas ambientais mais conscientes. A centralidade do discente no processo de ensino e aprendizagem se faz evidente nos resultados dos textos selecionados bem como a eficiência da utilização de métodos diversificados, proporcionando um maior envolvimento dos discentes neste processo.
Palavras-chave: Ciências biológicas
Ensino superior (UFS)
Educação ambiental
Didática
Ensino e aprendizagem
Ecologia
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Pinto, Breno Henrique dos Santos. Abordagens metodológicas adotadas nas aulas de ecologia e suas influências sobre a aprendizagem de alunos do ensino médio. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19600
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Breno_Henrique_Santos_Pinto.pdf869,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.