Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19600| Tipo de Documento: | Monografia | 
| Título: | Abordagens metodológicas adotadas nas aulas de ecologia e suas influências sobre a aprendizagem de alunos do ensino médio | 
| Autor(es): | Pinto, Breno Henrique dos Santos | 
| Data do documento: | 23-Mai-2024 | 
| Orientador: | Bocchiglieri, Adriana | 
| Resumo: | O ensino de Ecologia pode contribuir para mudanças no modo como o homem interage com a natureza sendo, portanto, componente importante do currículo do ensino médio. Contudo, apesar das diversas propostas pedagógicas possíveis para abordá-lo em sala de aula, como o Ensino por Investigação, os jogos didáticos e os recursos digitais, a literatura a esse respeito indicava haver um uso excessivo e ineficaz de aulas expositivas. O presente trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico de como o ensino da Ecologia tem sido abordado no contexto educacional do ensino médio brasileiro através da utilização das diferentes abordagens e métodos didáticos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Portal de Periódicos da Capes com os artigos publicados no período de 2017- 2022 e desenvolvidos com a participação direta dos alunos e professores. Esta pesquisa buscou relacionar as informações descritas nos objetivos, metodologias e resultados apresentados em cada artigo utilizando o programa de análise textual Iramuteq. Foram identificados 15 artigos com a temática selecionada. As análises mostraram que a escola pública se destaca como principal campo de pesquisa para o tema e que há aproximações do ensino com a abordagem da Aprendizagem Centrada no Aluno. As percepções dos alunos sobre a temática apresentada também se destacam nos objetivos dos trabalhos selecionados. Além disso, o uso de métodos diferenciados potencializa a prática docente, apesar de haverem problemas cujas soluções envolvem questões alheias à vontade do professor. Assim, o uso de métodos distintos no ensino de Ecologia, mesmo não solucionando todos os problemas relatados para o mesmo, são uma parte importante da resposta a eles, contribuindo para um futuro de práticas ambientais mais conscientes. A centralidade do discente no processo de ensino e aprendizagem se faz evidente nos resultados dos textos selecionados bem como a eficiência da utilização de métodos diversificados, proporcionando um maior envolvimento dos discentes neste processo. | 
| Palavras-chave: | Ciências biológicas Ensino superior (UFS) Educação ambiental Didática Ensino e aprendizagem Ecologia  | 
| área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | 
| Idioma: | por | 
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | 
| Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | 
| Citação: | Pinto, Breno Henrique dos Santos. Abordagens metodológicas adotadas nas aulas de ecologia e suas influências sobre a aprendizagem de alunos do ensino médio. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 | 
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19600 | 
| Aparece nas coleções: | Biologia | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Breno_Henrique_Santos_Pinto.pdf | 869,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
        