Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20163
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Trajetória histórica dos normativos da educação especial no Brasil
Título(s) alternativo(s): Historical trajectory of special education regulations in Brazil
Autor(es): Costa, Joelma Sampaio da
Data do documento: 2023
Resumo: No Brasil, por muitos anos a educação das pessoas com deficiências ficou evidenciada pela exclusão e após algum periódo, segregação, marcado por atendimentos realizados por instituições de cunho assistencialista sem fins pedagógicos. Após lutas por igualdade de direitos e a criação de documentos a nível internacional colaboraram para ter –se os arcabouços de normatizações que impulsionam a educação especial e inclusiva. Este artigo, tem como objetivo apresentar os principais marcos legais que contribuiram para oferecimento de uma educação como direito de todos e assim promover uma educação especial e inclusiva. Mas é notável que ainda há um longo caminho a percorrer para que essas legislações de fato sejam efetivadas na prática.
Abstract: In Brazil, for many years, the education of people with disabilities was evidenced by exclusion and, after some period, segregation, marked by assistance provided by welfare institutions without pedagogical purposes. After struggles for equal rights and the creation of documents at an international level, they collaborated to have the normative frameworks that drive special and inclusive education. This article aims to present the main legal frameworks that contributed to offering education as a right for all and thus promoting a special and inclusive education. But it is notable that there is still a long way to go for these laws to actually be implemented in practice.
Palavras-chave: Educação especial
Legislação
Inclusiva
Special education
Legislation
Inclusive
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20163
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TrajetoriaHistoricaNormativosEducacaoEspecialBrasil.pdf224,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.