Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20912
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | O ensino de ciências na Educação Escolar Indígena Brasileira : uma revisão bibliográfica |
Autor(es): | Dias, Sarah Cordeiro |
Data do documento: | 2024 |
Orientador: | Souza, Myrna Friederichs Landim de |
Resumo: | A Educação Escolar Indígena brasileira (EEI) é um direito garantido pela Constituição de 1988 como fruto da auto-organização histórica do movimento indígena. O documento estabelece que a EEI deve ser intercultural e bilíngue. A partir desse marco, outras garantias surgem na legislação do país, regulamentando o direito ao calendário, ao currículo e às estratégias de aprendizagem específicas. Nesse contexto, diversos autores discutem estratégias para a educação intercultural na EEI em distintas disciplinas do currículo escolar. O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção acadêmica relacionada ao ensino de Ciências na Educação Escolar Indígena brasileira dos anos de 2013 a 2023. A revisão foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES, a partir das etapas propostas por Antônio Carlos Gil. A partir dos trabalhos selecionados, foram traçados panoramas dos seguintes aspectos da EEI brasileira: licenciatura intercultural e formação de professores indígenas para a EEI; currículo e funcionamento escolar na educação básica; práticas pedagógicas e estratégias didáticas na educação básica; e material didático. Foi observado que a educação escolar pode cumprir um papel importante no registro e valorização das culturas indígenas no Brasil. Entretanto, o país enfrenta desafios quanto à formação de professores, à produção de material didático específico, à elaboração de currículo específico para a disciplina de Ciências e na própria estrutura das escolas. |
Palavras-chave: | Biologia Ensino superior (UFS) Intercultural Ensino de ciências Escolas Indígenas Educação Escolar Indígena Brasileira (EEIB) |
área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Dias, Sarah Cordeiro. O ensino de ciências na Educação Escolar Indígena brasileira : uma revisão bibliográfica. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20912 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sarah_Cordeiro_Dias.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.