Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20912
Tipo de Documento: Monografia
Título: O ensino de ciências na Educação Escolar Indígena Brasileira : uma revisão bibliográfica
Autor(es): Dias, Sarah Cordeiro
Data do documento: 2024
Orientador: Souza, Myrna Friederichs Landim de
Resumo: A Educação Escolar Indígena brasileira (EEI) é um direito garantido pela Constituição de 1988 como fruto da auto-organização histórica do movimento indígena. O documento estabelece que a EEI deve ser intercultural e bilíngue. A partir desse marco, outras garantias surgem na legislação do país, regulamentando o direito ao calendário, ao currículo e às estratégias de aprendizagem específicas. Nesse contexto, diversos autores discutem estratégias para a educação intercultural na EEI em distintas disciplinas do currículo escolar. O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção acadêmica relacionada ao ensino de Ciências na Educação Escolar Indígena brasileira dos anos de 2013 a 2023. A revisão foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES, a partir das etapas propostas por Antônio Carlos Gil. A partir dos trabalhos selecionados, foram traçados panoramas dos seguintes aspectos da EEI brasileira: licenciatura intercultural e formação de professores indígenas para a EEI; currículo e funcionamento escolar na educação básica; práticas pedagógicas e estratégias didáticas na educação básica; e material didático. Foi observado que a educação escolar pode cumprir um papel importante no registro e valorização das culturas indígenas no Brasil. Entretanto, o país enfrenta desafios quanto à formação de professores, à produção de material didático específico, à elaboração de currículo específico para a disciplina de Ciências e na própria estrutura das escolas.
Palavras-chave: Biologia
Ensino superior (UFS)
Intercultural
Ensino de ciências
Escolas Indígenas
Educação Escolar Indígena Brasileira (EEIB)
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Dias, Sarah Cordeiro. O ensino de ciências na Educação Escolar Indígena brasileira : uma revisão bibliográfica. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20912
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sarah_Cordeiro_Dias.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.