Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4158
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Crianças e assentamento : meio ambiente, representações e vivências
Autor : Gois, Camila Bomfim de
Fecha de publicación : 17-dic-2014
Director(a): Soares, Maria José Nascimento
Resumen: Este trabalho tem como objetivo principal analisar as representações sociais de meio ambiente construídas por crianças que estudam na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no Assentamento Jacaré-Curituba, sertão sergipano. Para tanto, nos apoiamos na compreensão de que as concepções sobre o meio ambiente se constroem nas relações que se estabelecem cotidianamente entre os sujeitos sociais e o meio social e natural em que vivenciam uma variedade de signos e representações, resultando, dessa interação, a construção de realidades socioambientais. O estudo está centrado em referenciais teóricos sobre representações sociais de meio ambiente e construção do saber ambiental que nos possibilitaram verificar: Quais são os aspectos socioculturais vivenciados pelas crianças que lhes permitem interpretar o mundo de determinada maneira e agir sobre ele? A investigação parte de dados coletados mediante observações, gravações em vídeo e desenhos das crianças, orientando-se como uma pesquisa qualitativa com viés etnometodológico. A categorização do conceito de meio ambiente se fundamentou nos estudos de Sauvé (1997). Os resultados obtidos mostraram que a maioria das crianças percebe o meio ambiente como um lugar para viver. Embora elas percebam a necessidade de elementos naturais para destacar um cenário como meio ambiente, a compreensão de meio ambiente enquanto sinônimo de natureza foi timidamente apresentado. Destacaram-se ainda a compreensão de meio ambiente como um problema e como recurso.
Resumen : This work has as its mainly objective to analise the social representations of environment built by children who studies at the Municipal School Zumbi dos Palmares, located at Jacaré-Curituba Settlement, into Sergipe´s sertão. Therefore, we were based on the understanding that the conceptions about the environment are built on relationships established daily between the social subjects and the social and natural environment, due to the fact that they experience a variety of signs and representations, resulting in such interaction, which is the construction of environmental realities. The study is focused on theoretical frameworks on social representations of the environment and construction of environmental knowledge that enabled us to verify: What are the sociocultural aspects experienced by children that allow them to interpret the world in a particular way and act on it? The research starts from data collected through observations, video recordings and drawings of children, becoming itself a qualitative research with an ethnomethodological bias. The categorization of the concept of environment is based on the studies of Sauvé (1997). The results obtained pinpoint that the majority of children perceive the environment as a place to live. Although they understand the need of natural elements to highlight a scenario such as the environment, understanding of the environment as a synonym of nature was tentatively presented as well as the understanding of the environment as a problem and as a resource.
Palabras clave : Crianças
Representações sociais
Meio ambiente
Assentamento
Children
Social representations
Environment
Settlement
Área CNPQ: CNPQ::OUTROS
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Idioma : por
PaÍs: BR
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Citación : GOIS, Camila Bomfim de. Crianças e assentamento : meio ambiente, representações e vivências. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4158
Aparece en las colecciones: Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAMILA_BOMFIM_GOIS.pdf3,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.