Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6462
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Gênero crônica em sala de aula : análise dos mecanismos enunciativos na promoção de uma competência textual-discursiva
Autor(es): Santos, Ana Cecília Nascimento e
Data do documento: 21-Nov-2016
Orientador: Silva, José Ricardo Carvalho da
Resumo: Nesta dissertação, investigamos estratégias de leitura do gênero ‘Crônica’, fundamentadas no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). O foco de análise são os mecanismos enunciativos utilizados pelo cronista (expositor-narrador), a fim de promover uma reflexão sobre fatos da vida cotidiana e o comportamento dos mundos discursivos. Ao propor um estudo dos mecanismos enunciativos, avaliam-se as formas linguístico-discursivas responsáveis pela coerência pragmática do texto. Assim, o estudo das vozes e modalizações propõe a análise de quais instâncias se pronunciam no texto, assumindo o que é enunciado, e a observação do modo como são atribuídas as opiniões, ideias, julgamentos e sentimentos aos agentes. Para respaldar as reflexões feitas ao longo do trabalho, tomamos por base central os estudos de Bronckart (1999) e Machado (2009), fundamentando a análise de textos e a corrente sociointeracional; a teoria de Bakhtin (2003), Marcuschi (2002) e Dolz e Schneuwly (2004), que fundamentam a questão dos gêneros; os estudos de Habermas (1987) e Koch (2002), dando base a temas referentes aos mecanismos enunciativos e Ferreira (2008), ajudando na conceituação do gênero ‘Crônica’. A partir desse estudo, foram realizadas análises de cinco crônicas, três de Luís Fernando Veríssimo, uma de Mário Prata e uma de Carlos Eduardo Novaes. Como resultado das análises, foi produzido um caderno pedagógico contendo atividades de leitura e interpretação textual do gênero ‘Crônica’, que foi aplicado em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual localizada no município de Aracaju/SE. Esse é, portanto, um estudo de caso e a natureza da avaliação dos dados é qualitativa. Após a aplicação das atividades, constatou-se que a compreensão das vozes e das modalizações presentes no texto favorece uma melhor interpretação textual e, consequentemente, ajuda no desenvolvimento de um leitor mais crítico.
Abstract: In this thesis, we investigate reading strategies of the gender 'Chronicle', based on the theoretical and methodological support of Socio-Discursive Interactionism (SDI). The focus of analysis are the enunciative mechanisms used by the chronicler (exhibitor-narrator) in order to promote reflection on the facts of everyday life and the discursive worlds behaviors. In proposing a study of enunciative mechanisms, linguistic-discursive forms, responsible for pragmatic coherence of the text, are assessed. Thus, the study of voices and modalizations proposes the analysis of which instances are pronouncing in the text, assuming what is stated, taking in consideration the way how are assigned opinions, ideas, judgments and feelings to the agents. To support the reflections made throughout the work, it was taken, as central base, the studies of Bronckart (1999) and Machado (2009), constructing the analysis of texts and sociointeractional frame; Bakhtin’s (2003), Marcuschi’s (2002) and Dolz and Schneuwly’s (2004) theories, which underlie the issue of gender; the studies of Habermas (1987) and Koch (2002), basing the topics related to enunciative mechanisms and Ferreira (2008), helping in the conceptualization of the gender 'Chronicle'. From this study, some analyzes were made in five chronicles, three from Luis Fernando Verissimo, one from Mario Prata and one from Carlos Eduardo Novaes. As a result of the analysis, it was produced a pedagogical notebook containing activities of reading and textual interpretation of the genre 'Chronicle', which was applied to a class of 8th grade of elementary school in a public school in the city of Aracaju/SE. This is a case study and the nature of the data evaluation is qualitative. After the implementation of the activities, it was found that the understanding of voices and modalizations in the text favors a better textual interpretation and thus helps in the development of a more critical reader.
Palavras-chave: Modalizações
Gêneros textuais
Interacionismo
Sociodiscursivo
Sociolingüística
Interação social
Análise do discurso
Crônicas
Ensino fundamental
Voices
Modalization
Text Genres
Sociodiscoursive Interacionism
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: SANTOS, Ana Cecília Nascimento e. Gênero crônica em sala de aula : análise dos mecanismos enunciativos na promoção de uma competência textual-discursiva. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6462
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA_CECÍLIA_NASCIMENTO_SANTOS.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Ana Cecilia - TCF Caderno Pedagógico.pdf4,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.