Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9651
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Maria Leilane Azevedo de | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T13:47:56Z | - |
dc.date.available | 2018-11-12T13:47:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-17 | - |
dc.identifier.citation | Souza, Maria Leilane Azevedo de. A paleontologia como ferramenta comparativa do método de ensino tradicional e metodologia ativa. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9651 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Paleontologia | por |
dc.subject | Metodologias de ensino | por |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Motivação intrínseca | por |
dc.subject | Motivação extrínseca | por |
dc.title | A eficiência entre o método de ensino tradicional e ativo para aprendizagem da paleontologia com enfoque motivacional | pt_BR |
dc.title.alternative | A paleontologia como ferramenta comparativa do método de ensino tradicional e metodologia ativa | por |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Campos, Alexandre Liparini | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do método de ensino tradicional e metodologias ativas, utilizando-se de conteúdos relacionados à Paleontologia como ferramenta de teste e comparação dos respectivos métodos. Dentro do processo de ensino-aprendizagem existem diferentes abordagens pedagógicas que podem ser utilizadas em sala de aula, porém, para que esta seja significativa é fundamental que o professor tenha conhecimento e domínio acerca do método a ser escolhido para ministrar as suas aulas, bem como, a eficiência esperada de cada um deles, a fim de alcançar o maior número de alunos possível durante esse processo. A pesquisa tem caráter quali-quantitativa e foi realizada em duas escolas da rede estadual do Estado de Sergipe com o objetivo de testar a eficácia destes métodos de ensino e avaliar a influência dos fatores motivacionais na aprendizagem. Foram feitas três aulas com abordagem dos métodos tradicional, ativo e combinação de ambos, as quais foram aplicadas em três turmas de 7º ano com utilização de pré e pós-questionários. Os questionários foram validados por profissionais da área e testados estatisticamente, para avaliação de aprendizagem nas diferentes abordagens. Apesar dos alunos das duas escolas estarem adaptados à metodologia tradicional, os resultados mostraram que a combinação dos dois métodos se mostrou mais eficaz para a aprendizagem e que fatores motivacionais estão diretamente relacionados com o desempenho desses estudantes em sala de aula | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria_Leilane_Azevado_Souza.pdf | 783,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.