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dc.contributor.authorSouza, Maria Leilane Azevedo de-
dc.date.accessioned2018-11-12T13:47:56Z-
dc.date.available2018-11-12T13:47:56Z-
dc.date.issued2018-09-17-
dc.identifier.citationSouza, Maria Leilane Azevedo de. A paleontologia como ferramenta comparativa do método de ensino tradicional e metodologia ativa. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9651-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectPaleontologiapor
dc.subjectMetodologias de ensinopor
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempor
dc.subjectMotivação intrínsecapor
dc.subjectMotivação extrínsecapor
dc.titleA eficiência entre o método de ensino tradicional e ativo para aprendizagem da paleontologia com enfoque motivacionalpt_BR
dc.title.alternativeA paleontologia como ferramenta comparativa do método de ensino tradicional e metodologia ativapor
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Campos, Alexandre Liparini-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do método de ensino tradicional e metodologias ativas, utilizando-se de conteúdos relacionados à Paleontologia como ferramenta de teste e comparação dos respectivos métodos. Dentro do processo de ensino-aprendizagem existem diferentes abordagens pedagógicas que podem ser utilizadas em sala de aula, porém, para que esta seja significativa é fundamental que o professor tenha conhecimento e domínio acerca do método a ser escolhido para ministrar as suas aulas, bem como, a eficiência esperada de cada um deles, a fim de alcançar o maior número de alunos possível durante esse processo. A pesquisa tem caráter quali-quantitativa e foi realizada em duas escolas da rede estadual do Estado de Sergipe com o objetivo de testar a eficácia destes métodos de ensino e avaliar a influência dos fatores motivacionais na aprendizagem. Foram feitas três aulas com abordagem dos métodos tradicional, ativo e combinação de ambos, as quais foram aplicadas em três turmas de 7º ano com utilização de pré e pós-questionários. Os questionários foram validados por profissionais da área e testados estatisticamente, para avaliação de aprendizagem nas diferentes abordagens. Apesar dos alunos das duas escolas estarem adaptados à metodologia tradicional, os resultados mostraram que a combinação dos dois métodos se mostrou mais eficaz para a aprendizagem e que fatores motivacionais estão diretamente relacionados com o desempenho desses estudantes em sala de aulapt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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