Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9764
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 18 - Formação de professores. Memórias e narrativas
Other Titles: • Adelina Maria Salles Bizarro - Formação do/a pedagogo/a na UPE-Campus Garanhuns: um olhar sobre algumas contribuições da brinquedoteca no estágio supervisionado
• Aline Daiane Nunes Mascarenhas - As narrativas das professoras do município de Feira de Santana sobre sua formação, identidade e as condições de trabalho
• Ana Licia de Melo Silva - As bases da ilustração dos professores de química da escola de cirurgia da bahia (1772-1817)
• Ana Paula dos Santos Bastos - Trabalho pedagógico com gênero textual: uma experiência de estágio
• Ana Paula Pereira Dalpra - O memorial como processo de escrita de si: formação de professores da educação especial - o que eles têm a nos contar?
• Ana Rosa dos Santos - A escola normal em alagoas: como se encontra uma das fontes de formação docente?
• Analice Alves Marinho Santos - A história da América para crianças e normalistas: uma análise dos manuais escolares de rocha pombo (1900-1904)
• Andre Augusto Andrade - Félix D’ávila: Traços iniciais de uma formação docente na educação física (1958-1963)
• Anne Rozell de Oliveira - A disciplina educação brasileira na formação continuada da docência
• Assicleide da Silva Brito - Reflexões sobre o papel dos/as professores/as de memória na trajetória de formação e atuação profissional docente em química
• Augusto Felizola Garcez - (Re)pensando nossa educação catequética: prelúdio de uma conscientização
• Cacia Valeria de Rezende - Professora sinômino de modelo: a trajetória de três professoras do grupo escolar Cícero Bezerra, na cidade de nossa senhora da glória: 1960 a 1980
• Carla Nery Magalhães - A relação entre a imaginação e o conceito da violência
• Célia de Fátima Rosa da Veiga - Formação continuada em serviço - desafio que impulsiona e compromete a escola e os profissionais da educação
• Cenilza Pereira dos Santos - A cultura profissional do professor: reflexões a partir da sociologia das profissões
• Cibele de Souza Rodrigues - O ensino secundário em Sergipe e a constituição do professor do Atheneu Sergipense durante a vigência do regulamento orgânico da instrução pública de 1870
• Cintia de Assis Ricardo da Silva - Processos escolares democráticos - a educação física na escola com jornada ampliada
• Cristiane Oliveira dos Anjos - O brincar, ambiente sócio moral e resolução de conflitos no ensino fundamental: aprendendo a docência mediante o processo de narrativas
• Daniele Farias Freire Raic - O tornar-se professor nos cursos de pedagogia: um debate em aberto na construção da identidade do pedagogo
• Danyelle Natacha dos Santos Gois - Narrativas de professores: a construção dos significados de violência
• Diana Leia Alencar da Silva - Da percepção à opção: reflexões sobre a profissão docente
• Edilange Borges de Souza - Professoras aposentadas da comunidade rural de quizambu: vozes que ecoam no cenário educacional brasileiro
• Edna Silva Barreto - O estágio supervisionado na formação de professores: olhares de licenciandos em ciênicas biológicas e de professores orientadores
• Eduardo Augusto Santos Silva - Uma experiência no estágio curricular obrigatório do curso de licenciatura em história da UFS
• Elaine Almeida Aires Melnikoff - A intelectualidade feminina de núbia marques na academia sergipana de letras : embates e disputa de campo
• Elis Regina Calegari - Reorganização de práticas pedagógicas a partir da formação continuada na escola: aspectos do processo de formação e os olhares da direção e da coordenação pedagógica
• Erisvaldo Silva Santos - As habilidades de leitura e escrita a partir dos gêneros textuais em estágio supervisionado
• Everaldo Pinto Fontes - Ler pra quê? pra que ler?
• Fábio Luís Santos Nunes - O professor de educação física da e na revista nova escola (1986-2010): compreendendo as representações veiculadas
• Fabricio Oliveira da Silva - A formação dos licenciandos em pedagogia: relações entre o pibid e a construção da identidade docente
• Geisa Carla Gonçalves Ferreira - Mobilidade internacional: contribuições de uma experiência transatlântica para a construção da formação docente
• Geyse Kassy Barbosa da Silva - A formação inicial articulada com pesquisa-ação, PIBID em foco
• Gleide Selma Moreira de Alcântara - A filosofia de John Dewey e a sociologia de Émile Durkheim: influências em Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo
• Hélida da Paixão Rodrigues de Barros - Formação docente mediada pelas novas linguagens digitais: novos tempos, novas universidades, novos professores
• Iara Maria Campelo Lima - Alfabetização inclusiva: narrativa e saberes de professoras
• Jaciane Jéssica da Silva - Formação de mediadores de leitura: a ponte entre o texto e o leitor
• Jacqueline Lima da Silva - Os cursos de química licenciatura da UFS: uma análise das condições de oferta de curso proporcionadas aos graduandos
• Janyne Barbosa de Souza - Formação inicial de professores: saberes e dilemas do processo de ser e tornar-se professor
• Joaquim Francisco Soares Guimarães - Da sala de aula para as lutas políticas em Umbaúba-SE: memórias e narrativas de Acinete Almeida Bispo
• José Erisvaldo Lessa Vieira - A formação inicial do professor e a prática docente no estágio supervisionado
• Josenilson Lopes Lola - Atividades lúdicas na formação do professor da educação básica
• Josinélia dos Santos Moreira - Educação multicultural: formação e práticas pedagógicas dos professores (as) da educação de jovens e adultos
• Juliana dos Santos Pereira - Aprendendo e brincando com os contos africanos: reflexões de experiências realizadas na formação inicial com crianças dos anos iniciais
• Juliana Maria da Silva - A constituição da profissão docente em alagoas nas últimas décadas do império
• Juliana Oliveira de Araújo - Imagens e autoimagens: discutindo a questão étnico-racial na formação e prática docente
• Julianna Britto Oliveira Santos - Horas de estudo: ouvindo narrativas e reconstruindo realidades no diálogo com o programa de formação continuada de educadores da educação infantil do município de Aracaju/SE
• Jussara Almeida Midlej Silva - A vida dá o tom: a professoralidade constituída ao longo do caminho
• Karla Jamylle Souza Santos - Colégio Atheneu Sergipense: história, memória e patrimônio cultural
• Katia Silene Barbosa de Carvalho - Fazeres que constituem a identidade do professor(a) de criança pequena
• Katiene Guimarães Estácio - O ensino normal público e confessional em Sergipe: a formação da identidade dos professores na passagem do século XX
• Laísa Dias Santos - Memórias escolares: o que os objetos revelam sobre a os modos de educar no agreste central sergipano (1930-1950)
• Leilane Cristina de Melo Silva - A preparação para a docência: dificuldades e perspectivas
• Letícia Balbino Santos - Atividades transformando atitudes em relação à matemática
• Leyla Menezes de Santana - Entre correspondências e repertórios: as professoras primárias da década de 1830 em Sergipe
• Lilian Bárbara Cavalcanti Cradoso - Formação de professores para o ensino secundário em alagoas nos anos de 1950: um olhar para a história da faculdade de filosofia de alagoas
• Lívia de Melo Barros - A construção identitária docente na pós-modernidade
• Louise Anne de Santana - “Ainda somos os mesmos, e vivemos” – uma experiência de ensino e aprendizado no estágio em EJA
• Luciene Fernanda da Silva - Formação contínua no programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID): analisando o desenvolvimento profissional de professores
• Maíra Ielena Cerqueira Nascimento - O olhar do outro sobre si mesmo: a história da américa latina nos manuais didáticos brasileiros e argentinos (1900-1913)
• Manoel Santos da Silva - Das concepções as práticas de ensino da leitura no programa Brasil alfabetizado - PBA: um olhar sobre os relatos dos alfabetizadores durante o processo de formação continuada
• Maria Auxiliadora Cerqueira Wanderley - Formação em trânsito - rumos dispersos: profissão professor
• Maria Claudice Rocha Almeida - A formação dos professores para o ensino médio: desafios da formação inicial
• Maria Edna Santos - O ensino secundário em Sergipe: a escola normal em questão (1870-1901)
• Maria Eurácia Barreto de Andrade - Formação docente, memória e história de vida: uma tríade possível e necessária
• Maria Giseuda de Barros Machado - Professores em curso:trajetórias de vida no trabalho educacional com novos significados à formação em pedagogia no agreste de Pernambuco
• Maria Gorete Bezerra de Araujo - Formação de professor e suas implicações na produção do conhecimento
• Maria José França da Silva - A prática pedagógica do curso de EF da facesta: reflexões para a formação docente
• Maria Santana Ferreira dos Santos - O Parfor como um espaço carregado de sentidos e significados para mulheres do curso de pedagogia da UFT/ Arraias - TO
• Marilene Maria Barros da Silva - Institucionalização escolar no Município Caaporã: educadora Lúcia Santos de Lima(1949-1968)
• Marilete Calegari Cardoso - O brincar na universidade: anotações de um projeto contínuo de formação docente na educação infantil
• Mayra Cristina Lima Oliveira - Cultura: a educação e a história como meio de concretização da civilização
• Miriam Ferreira de Matos - Mulher, professora no sonho e na sina de Núbia Marques
• Monica Lopes Folena Araújo - Tecendo conexões entre a formação inicial de professores de biologia e a prática docente a partir da educação ambiental: um estudo em Recife/PE
• Neryla Vayne Justino Alves - Compreensão do processo de formação do curso de licenciatura em física da FCT/UNESP: algumas considerações
• Núbia Josania de Lira Souza - A carreira docente no município de Aracaju no marco do capital
• Patricia Capitani Cardoso - Competências docente nos cursos técnicos:um desafio
• Patricia de Sousa Nunes Silva - A militância e o legado do intelectual sergipano, antonio garcia filho: obras “visionárias” que deram novo rumo à história da educação em Sergipe
• Patricia Matos Souza Nunes - Instituto Benjamin Constant : centro de referência na formação dos professores de cego
• Phabyanno Rodrigues Lima - A prática docente no instituto federal de Alagoas: (re)discutindo a formação continuada dos professores
• Poliana Marina Mascarenhas de Santana Magalhães - Pesquisa e vivências no cotidiano da escola: apontamentos sobre a formação e o fazer do coordenador pedagógico
• Priscila Dantas Fernandes - Linguística na alfabetização: reflexões sobre uma experiência de ensino
• Priscila Kaline Lima do Nascimento Costa - Construção histórica da identidade docente: das competências necessárias à prática educativa aos saberes da docência
• Regina Maria de Oliveira Brasileiro - (Re) construindo saberes na formação inicial e continuada de licenciandos e professores supervisores de matemática do PIBID/IFAL
• Renata Carvalho da Silva - Formação de professores para a educação socioambiental críticoreflexiva a partir da leitura crítica da realidade
• Rony Rei do Nascimento Silva - Modos de educar, práticas escolares e cultura escolar: as narrativas de professores do território da grande – Acacaju (1930-1960)
• Rosana Carla do Nascimento Givigi - A emancipação pelo conhecimento: a pesquisa-ação colaborativa na formação de professores numa perspectiva inclusiva
• Rosemary da Silva Souza - As contribuições do PIBID para formação docente: uma relação entre escola e universidade
• Rosemeire Reis da Silva - Reflexões sobre experiência de parceria e formação entre professora da universidade e da escola média
• Rozilane Soares do Nascimento Queiroz - Formação de professores e estágio na modalidade Parfor: os riscos de subsunção do saber teórico pelo saber fazer docente
• Rubiana Passos Custódio - Ensinando astronomia no sexto ano: reflexões de estagiários de ciências biológicas
• Sergio Luiz Lopes - Os sentidos atribuidos pelo professor do ensino médio às práticas avaliativas
• Sérgio Matos Santos - Realidades e possibilidades no ensino de química
• Shirley Alves da Silva Vinagre - Condições de trabalho do professor público primário do município de salvador entre 1896 e 1915
• Sindiany Suelen Caduda dos Santos - Recursos didáticos no ensino de genética: relato de experiência do estágio supervisionado no ensino de biologia
• Suzana Gama dos Santos - As contribuições do estágio supervisionado na licenciatura em matemática da UFS para a prática docente
• Suzana Mary de Andrade Nunes - A epistemologia do olhar do sujeito da pesquisa, uma perspectiva metodológica de histórias de vida
• Tâmara Azevedo Nascimento - As diferenças entre o PIBID e os estágios supervisionados
• Teresa Cristina Merhy Leal - Escrita de si: da metáfora de Alice a formação docente
• Viviane de Almeida Silva - História de vida como estratégia para construção da identidade docente
• Wellington Amâncio da Silva - Análise do discurso e teoria das representações sociais no contexto da (re) produção de sentidos docentes
Issue Date: Sep-2013
Keywords: Educação
Formação de professores
Memória
Narrativas
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 7., 2013, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2013. Disponível em: <http://educonse.com.br/viicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 20 nov. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9764
Appears in Collections:Anais 2013 - VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfFormação do/a pedagogo/a na UPE-Campus Garanhuns: um olhar sobre algumas contribuições da brinquedoteca no estágio supervisionado76,55 kBAdobe PDFView/Open
2.pdfAs narrativas das professoras do município de Feira de Santana sobre sua formação, identidade e as condições de trabalho294,82 kBAdobe PDFView/Open
3.pdfAs bases da ilustração dos professores de química da escola de cirurgia da bahia (1772-1817)184,96 kBAdobe PDFView/Open
4.pdfTrabalho pedagógico com gênero textual: uma experiência de estágio166,47 kBAdobe PDFView/Open
5.pdfO memorial como processo de escrita de si: formação de professores da educação especial - o que eles têm a nos contar?211,74 kBAdobe PDFView/Open
6.pdfA escola normal em alagoas: como se encontra uma das fontes de formação docente?174,77 kBAdobe PDFView/Open
7.pdfA história da América para crianças e normalistas: uma análise dos manuais escolares de rocha pombo (1900-1904)227,28 kBAdobe PDFView/Open
8.pdfFélix D’ávila: Traços iniciais de uma formação docente na educação física (1958-1963)340,27 kBAdobe PDFView/Open
9.pdfA disciplina educação brasileira na formação continuada da docência76,55 kBAdobe PDFView/Open
10.pdfReflexões sobre o papel dos/as professores/as de memória na trajetória de formação e atuação profissional docente em química279,54 kBAdobe PDFView/Open
11.pdf(Re)pensando nossa educação catequética: prelúdio de uma conscientização195,33 kBAdobe PDFView/Open
12.pdfProfessora sinômino de modelo: a trajetória de três professoras do grupo escolar Cícero Bezerra, na cidade de nossa senhora da glória: 1960 a 1980367,99 kBAdobe PDFView/Open
13.pdfA relação entre a imaginação e o conceito da violência230,97 kBAdobe PDFView/Open
14.pdfFormação continuada em serviço - desafio que impulsiona e compromete a escola e os profissionais da educação205,26 kBAdobe PDFView/Open
15.pdfA cultura profissional do professor: reflexões a partir da sociologia das profissões193,18 kBAdobe PDFView/Open
16.pdfO ensino secundário em Sergipe e a constituição do professor do Atheneu Sergipense durante a vigência do regulamento orgânico da instrução pública de 1870182,79 kBAdobe PDFView/Open
17.pdfProcessos escolares democráticos - a educação física na escola com jornada ampliada221,28 kBAdobe PDFView/Open
18.pdfO brincar, ambiente sócio moral e resolução de conflitos no ensino fundamental: aprendendo a docência mediante o processo de narrativas193,79 kBAdobe PDFView/Open
19.pdfO tornar-se professor nos cursos de pedagogia: um debate em aberto na construção da identidade do pedagogo242,45 kBAdobe PDFView/Open
20.pdfNarrativas de professores: a construção dos significados de violência211,04 kBAdobe PDFView/Open
21.pdfDa percepção à opção: reflexões sobre a profissão docente287,31 kBAdobe PDFView/Open
22.pdfProfessoras aposentadas da comunidade rural de quizambu: vozes que ecoam no cenário educacional brasileiro193,06 kBAdobe PDFView/Open
23.pdfO estágio supervisionado na formação de professores: olhares de licenciandos em ciênicas biológicas e de professores orientadores264,02 kBAdobe PDFView/Open
24.pdfUma experiência no estágio curricular obrigatório do curso de licenciatura em história da UFS219,1 kBAdobe PDFView/Open
25.pdfA intelectualidade feminina de núbia marques na academia sergipana de letras : embates e disputa de campo196,08 kBAdobe PDFView/Open
26.pdfReorganização de práticas pedagógicas a partir da formação continuada na escola: aspectos do processo de formação e os olhares da direção e da coordenação pedagógica215,81 kBAdobe PDFView/Open
27.pdfAs habilidades de leitura e escrita a partir dos gêneros textuais em estágio supervisionado203,63 kBAdobe PDFView/Open
28.pdfLer pra quê? pra que ler?187,91 kBAdobe PDFView/Open
29.pdfO professor de educação física da e na revista nova escola (1986-2010): compreendendo as representações veiculadas224,53 kBAdobe PDFView/Open
30.pdfA formação dos licenciandos em pedagogia: relações entre o pibid e a construção da identidade docente223,71 kBAdobe PDFView/Open
31.pdfMobilidade internacional: contribuições de uma experiência transatlântica para a construção da formação docente231,04 kBAdobe PDFView/Open
32.pdfA formação inicial articulada com pesquisa-ação, PIBID em foco235,44 kBAdobe PDFView/Open
33.pdfA filosofia de John Dewey e a sociologia de Émile Durkheim: influências em Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo296,35 kBAdobe PDFView/Open
34.pdfFormação docente mediada pelas novas linguagens digitais: novos tempos, novas universidades, novos professores247,84 kBAdobe PDFView/Open
35.pdfAlfabetização inclusiva: narrativa e saberes de professoras218,58 kBAdobe PDFView/Open
36.pdfFormação de mediadores de leitura: a ponte entre o texto e o leitor185 kBAdobe PDFView/Open
37.pdfOs cursos de química licenciatura da UFS: uma análise das condições de oferta de curso proporcionadas aos graduandos271,89 kBAdobe PDFView/Open
38.pdfFormação inicial de professores: saberes e dilemas do processo de ser e tornar-se professor235,23 kBAdobe PDFView/Open
39.pdfDa sala de aula para as lutas políticas em Umbaúba-SE: memórias e narrativas de Acinete Almeida Bispo201,05 kBAdobe PDFView/Open
40.pdfA formação inicial do professor e a prática docente no estágio supervisionado204,84 kBAdobe PDFView/Open
41.pdfAtividades lúdicas na formação do professor da educação básica184,9 kBAdobe PDFView/Open
42.pdfEducação multicultural: formação e práticas pedagógicas dos professores (as) da educação de jovens e adultos179,22 kBAdobe PDFView/Open
43.pdfAprendendo e brincando com os contos africanos: reflexões de experiências realizadas na formação inicial com crianças dos anos iniciais199,66 kBAdobe PDFView/Open
44.pdfA constituição da profissão docente em alagoas nas últimas décadas do império249,34 kBAdobe PDFView/Open
45.pdfImagens e autoimagens: discutindo a questão étnico-racial na formação e prática docente289,15 kBAdobe PDFView/Open
46.pdfHoras de estudo: ouvindo narrativas e reconstruindo realidades no diálogo com o programa de formação continuada de educadores da educação infantil do município de Aracaju/SE231,44 kBAdobe PDFView/Open
47.pdfA vida dá o tom: a professoralidade constituída ao longo do caminho231,06 kBAdobe PDFView/Open
48.pdfColégio Atheneu Sergipense: história, memória e patrimônio cultural311,06 kBAdobe PDFView/Open
49.pdfFazeres que constituem a identidade do professor(a) de criança pequena194,21 kBAdobe PDFView/Open
50.pdfO ensino normal público e confessional em Sergipe: a formação da identidade dos professores na passagem do século XX166,3 kBAdobe PDFView/Open
51.pdfMemórias escolares: o que os objetos revelam sobre a os modos de educar no agreste central sergipano (1930-1950)294,66 kBAdobe PDFView/Open
52.pdfA preparação para a docência: dificuldades e perspectivas196,84 kBAdobe PDFView/Open
53.pdfAtividades transformando atitudes em relação à matemática200,42 kBAdobe PDFView/Open
54.pdfEntre correspondências e repertórios: as professoras primárias da década de 1830 em Sergipe333,64 kBAdobe PDFView/Open
55.pdfFormação de professores para o ensino secundário em alagoas nos anos de 1950: um olhar para a história da faculdade de filosofia de alagoas271,19 kBAdobe PDFView/Open
56.pdfA construção identitária docente na pós-modernidade204,77 kBAdobe PDFView/Open
57.pdf“Ainda somos os mesmos, e vivemos” – uma experiência de ensino e aprendizado no estágio em EJA193,88 kBAdobe PDFView/Open
58.pdfFormação contínua no programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID): analisando o desenvolvimento profissional de professores313,33 kBAdobe PDFView/Open
59.pdfO olhar do outro sobre si mesmo: a história da américa latina nos manuais didáticos brasileiros e argentinos (1900-1913)197,74 kBAdobe PDFView/Open
60.pdfDas concepções as práticas de ensino da leitura no programa Brasil alfabetizado - PBA: um olhar sobre os relatos dos alfabetizadores durante o processo de formação continuada189,17 kBAdobe PDFView/Open
61.pdfFormação em trânsito - rumos dispersos: profissão professor196,87 kBAdobe PDFView/Open
62.pdfA formação dos professores para o ensino médio: desafios da formação inicial317,13 kBAdobe PDFView/Open
63.pdfO ensino secundário em Sergipe: a escola normal em questão (1870-1901)291,06 kBAdobe PDFView/Open
64.pdfFormação docente, memória e história de vida: uma tríade possível e necessária286,81 kBAdobe PDFView/Open
65.pdfProfessores em curso:trajetórias de vida no trabalho educacional com novos significados à formação em pedagogia no agreste de Pernambuco104,42 kBAdobe PDFView/Open
66.pdfFormação de professor e suas implicações na produção do conhecimento180,33 kBAdobe PDFView/Open
67.pdfA prática pedagógica do curso de EF da facesta: reflexões para a formação docente162,29 kBAdobe PDFView/Open
68.pdfO Parfor como um espaço carregado de sentidos e significados para mulheres do curso de pedagogia da UFT/ Arraias - TO266,89 kBAdobe PDFView/Open
69.pdfInstitucionalização escolar no Município Caaporã: educadora Lúcia Santos de Lima(1949-1968)261,85 kBAdobe PDFView/Open
70.pdfO brincar na universidade: anotações de um projeto contínuo de formação docente na educação infantil220,11 kBAdobe PDFView/Open
71.pdfCultura: a educação e a história como meio de concretização da civilização222,96 kBAdobe PDFView/Open
72.pdfMulher, professora no sonho e na sina de Núbia Marques182,43 kBAdobe PDFView/Open
73.pdfTecendo conexões entre a formação inicial de professores de biologia e a prática docente a partir da educação ambiental: um estudo em Recife/PE284,72 kBAdobe PDFView/Open
74.pdfCompreensão do processo de formação do curso de licenciatura em física da FCT/UNESP: algumas considerações247,32 kBAdobe PDFView/Open
75.pdfA carreira docente no município de Aracaju no marco do capital216,95 kBAdobe PDFView/Open
76.pdfCompetências docente nos cursos técnicos:um desafio353,34 kBAdobe PDFView/Open
77.pdfA militância e o legado do intelectual sergipano, antonio garcia filho: obras “visionárias” que deram novo rumo à história da educação em Sergipe238,09 kBAdobe PDFView/Open
78.pdfInstituto Benjamin Constant : centro de referência na formação dos professores de cego243,35 kBAdobe PDFView/Open
79.pdfA prática docente no instituto federal de Alagoas: (re)discutindo a formação continuada dos professores228,78 kBAdobe PDFView/Open
80.pdfPesquisa e vivências no cotidiano da escola: apontamentos sobre a formação e o fazer do coordenador pedagógico243,21 kBAdobe PDFView/Open
81.pdfLinguística na alfabetização: reflexões sobre uma experiência de ensino171,41 kBAdobe PDFView/Open
82.pdfConstrução histórica da identidade docente: das competências necessárias à prática educativa aos saberes da docência249,2 kBAdobe PDFView/Open
83.pdf(Re) construindo saberes na formação inicial e continuada de licenciandos e professores supervisores de matemática do PIBID/IFAL201,56 kBAdobe PDFView/Open
84.pdfFormação de professores para a educação socioambiental críticoreflexiva a partir da leitura crítica da realidade188,81 kBAdobe PDFView/Open
85.pdfModos de educar, práticas escolares e cultura escolar: as narrativas de professores do território da grande – Acacaju (1930-1960)246,04 kBAdobe PDFView/Open
86.pdfA emancipação pelo conhecimento: a pesquisa-ação colaborativa na formação de professores numa perspectiva inclusiva203,39 kBAdobe PDFView/Open
87.pdfAs contribuições do PIBID para formação docente: uma relação entre escola e universidade242,02 kBAdobe PDFView/Open
88.pdfReflexões sobre experiência de parceria e formação entre professora da universidade e da escola média224,51 kBAdobe PDFView/Open
89.pdfFormação de professores e estágio na modalidade Parfor: os riscos de subsunção do saber teórico pelo saber fazer docente177,69 kBAdobe PDFView/Open
90.pdfEnsinando astronomia no sexto ano: reflexões de estagiários de ciências biológicas186,82 kBAdobe PDFView/Open
91.pdfOs sentidos atribuidos pelo professor do ensino médio às práticas avaliativas238,57 kBAdobe PDFView/Open
92.pdfRealidades e possibilidades no ensino de química320,64 kBAdobe PDFView/Open
93.pdfCondições de trabalho do professor público primário do município de salvador entre 1896 e 1915209,71 kBAdobe PDFView/Open
94.pdfRecursos didáticos no ensino de genética: relato de experiência do estágio supervisionado no ensino de biologia228,12 kBAdobe PDFView/Open
95.pdfAs contribuições do estágio supervisionado na licenciatura em matemática da UFS para a prática docente172,42 kBAdobe PDFView/Open
96.pdfA epistemologia do olhar do sujeito da pesquisa, uma perspectiva metodológica de histórias de vida175,36 kBAdobe PDFView/Open
97.pdfAs diferenças entre o PIBID e os estágios supervisionados175,41 kBAdobe PDFView/Open
98.pdfEscrita de si: da metáfora de Alice a formação docente205,97 kBAdobe PDFView/Open
99.pdfHistória de vida como estratégia para construção da identidade docente266,67 kBAdobe PDFView/Open
100.pdfAnálise do discurso e teoria das representações sociais no contexto da (re) produção de sentidos docentes321,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.