Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9886
Tipo de Documento: Monografia
Título: Confecção e avaliação de modelos didáticos de invertebrados do Filo Annelida (Classe Polychaeta e Subclasse Oligochaeta) : uma proposta didática para alunos com deficiência visual no ensino ciências e biologia
Autor(es): Santos, Grasiella da Silva
Data do documento: 17-Nov-2017
Orientador: Moreira, Sinara Maria
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia para alunos com deficiência visual, apresenta obstáculos que devem ser superados mediante a adoção de práticas pedagógicas inclusivas que facilitem o acesso à informação do conteúdo apresentado nas salas de aula. Assim, o presente trabalho visa avaliar os modelos didáticos de invertebrados do Filo Annelida (Polychaeta e Oligochaeta) com o intuito de auxiliar às aulas de Ciências e Biologia ministradas aos alunos com deficiência visual. Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e de cunho descritivo por meio de questionários, aplicados oralmente aos alunos com deficiência visual, e observações assistemáticas, realizadas durante a aplicação dos modelos didáticos. Participaram da pesquisa alunos com cegueira ou baixa visão da instituição CAP-DV e do curso de Ciências Biológicas da UFS, com faixa etária de 25–40 anos. Os resultados indicaram que os modelos didáticos facilitam a compreensão do estudo de estruturas presentes nos invertebrados, que necessitam de uso de ferramentas ópticas (imagens, microscópios, lupa), inadequadas para o ensino de alunos com cegueira ou baixa visão, uma vez que não conseguem utilizar esses aparelhos. Conclui-se que os modelos didáticos de Invertebrados confeccionados para pessoas com deficiência visual, facilitam o processo de ensino e aprendizagem de alunos com cegueira ou baixa visão, além de estimular o interesse do aluno pela disciplina. Para isso, faz necessário conduzir os alunos pelas estruturas, acompanhada de breve descrição de sua função e importância, a fim de que haja a aprendizagem significativa
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Baixa visão
Cegueira
Ensino e aprendizagem
Prática pedagógica inclusiva
Percepção tátil
Educação inclusiva
Deficiência visual
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Santos, Grasiella da Silva. Confecção e avaliação de modelos didáticos de invertebrados do Filo Annelida (Classe Polychaeta e Subclasse Oligochaeta) : uma proposta didática para alunos com deficiência visual no ensino Ciências e Biologia. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9886
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Grasiella_Silva_Santos.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.