Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10313
Tipo de Documento: | Anais completos de Eventos |
Título: | V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 6 - Ensino de matemática |
Data do documento: | Set-2010 |
Palavras-chave: | Educação Ensino de matemática |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citação: | COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2010. Disponível em: <http://educonse.com.br/2010/>. Acesso em: 31 out. 2018. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10313 |
Aparece nas coleções: | Anais 2010 - IV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1.pdf | 1. Avaliação em matemática: o que há por trás dos erros? - Adriana Menezes de Santana, Fabiana C. O. S. de Oliveira, Samiellen Maiara da P. Santos | 152,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
2.pdf | 2. Introduzindo a geometria fractal no ensino médio: uma abordagem baseada nas formas dos objetos construídos pela natureza - Alceu Domingues Alves, Josinalva Estacio Menezes, Romildo de Albuquerque Nogueira | 185,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
3.pdf | 3. Temas de biologia mais frequentes no Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFPB e os conteúdos de ensino de biologia, segundo os orientadores curriculares - Alessandro Tomaz Barbosa, Marsílvio Gonçalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha, Auricelio Oliveira de Almeida | 184,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
4.pdf | 4. Um projeto de extensão impulsionando a formação inicial de professores de ciência - Ana Paula Pereira de Oliveira | 157,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
5.pdf | 5. Formação de professores para integração de tecnologias de informação e comunicação ao ensino da matemática - Ana Paula Silva de Almeida, Maria Cláudia Meira Santos Barros, Guadalupe de Morais Santos Oliveira | 204,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
6.pdf | 6. O ensino da matemática no 2º ano do ensino fundamental na perspectiva histórico-crítica - Ana Tereza Soares Bezerra, George Pimentel Fernandes, Vanessa Campos de Sousa, Helyton Ferreira e Silva | 335,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
7.pdf | 7. Ansiedade, dificuldade no aprendizado de matemática em estudantes da cidade Itabaiana – Sergipe - Brasil - Andreza Cruz dos Santos, Elisângela Océa Tavares de Oliveira, Joilson Pereira da Silva | 169,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
8.pdf | 8. Simon Stevin e a representação dos números não inteiros - Aparecido Aires | 148,76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
9.pdf | 9. O jogo Mancala como recurso didático pedagógico no ensino de matemática - Carla Patricia Monteiro Ribeiro | 155,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
10.pdf | 10. A matemática escolar e os saberes do cotidiano: relações ou distinções? - Clésia Maria dos Santos Lapa, Dariela Santos Passos | 182,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
11.pdf | 11. Teoria colaborativa na perspectiva sócio-histórica: um constructo a ser feito para o ensino da matemática - Cristina Novikoff, José Carlos Gonçalves Gaspar | 157,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
12.pdf | 12. Relação com o saber dos professores de matemática - Dariela Santos Passos, Rita de Cássia Pistóia Mariana | 913,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
13.pdf | 13. Os documentos normativos e o saber matemático dos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental: uma reflexão preliminar - Débora Guimarães Cruz Santos, Maria Batista Lima | 197,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
14.pdf | 14. Inovação de ensino: mudanças, obstáculos e novas oportunidades no cotidiano das aulas de matemática - Denize da Silva Souza | 182,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
15.pdf | 15. Planificação e contrução de poliedros: uma aplicação do uso de material concreto no ensino de matemática - Deoclecia de Andrade Trindade, Ivana Silva Santos | 461,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
16.pdf | 16. A importância do xadrez no ensino da matemática na Escola Estadual Fernando Azevedo - Djenal dos Santos Souza | 137,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
17.pdf | 17. Modelagem matemática: elo entre a matemática e as disciplinas técnicas de um colégio técnico agrícola - Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque, José Roberto Linhares de Mattos | 154,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
18.pdf | 18. Desvendando a matemática através de atividades de laboratório: contribuições para a formação do espírito científico - Érica de Oliveira Jarske | 200,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
19.pdf | 19. Práticas educativas na educação básica: a construção de um lugar para o ensino de geometria - Francisca Laudeci Martins Souza | 163,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
20.pdf | 20. Uma reflexão sobre as contribuições do estágio supervisionado na formação pedagógica dos graduandos em matemática - Gerusa Bonfim Nascimento | 416,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
21.pdf | 21. Relação entre bem-estar psicológico (ansiedade) e estresse (dificuldades em matemática) em professores da cidade de Itabaiana-SE - Iris Danúbia Santos Andrade, Charles Henrique Alves Santos, Joilson Pereira da Silva | 153,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
22.pdf | 22. O jogo na construção do conhecimento lógico-matemático - Isabel Cristina M. D. Acosta, Maurício Aires Vieira | 189,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
23.pdf | 23. Aspectos relevantes do ensino de matemática: novas competências, estratégias de ensino e práticas pedagógicas - Janete dos Santos,Clésia Maria dos Santos Lapa, Dariela Santos Passos | 141,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
24.pdf | 24. O curso de pedagogia e o ensino de matemática no ensino fundamental - Janilce Santos Domingues Graça, Maria José Nascimento Soares, Julita Batista da Cruz Lopes , Michelline Roberta Simões do Nascimento | 150,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
25.pdf | 25. Uma análise da síntese avaliativa dos livros de matemática no guia do livro didático do PNLD [2010] no campo da geometria nos 3º, 4º e 5º anos da educação básica - José Antônio de Oliveira Júnior, Celso José Viana Barbosa | 191,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
26.pdf | 26. Experiências da monitoria que conduzem a reflexões sobre o cálculo diferencial e integral na UFS – SE - José Arnaldo Santana Costa, Karly Barbosa Alvarenga | 240,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
27.pdf | 27. Genaro Dantas – contribuições ao ensino da matemática na segunda metade do século XX - José Gilvan da Luz | 183,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
28.pdf | 28. O ensino e a aprendizagem de estatística no ensino fundamental: uma investigação da prática do professor de matemática - José Luis Andrade Vieira, Flávia Cristina de Macêdo Santana | 200,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
29.pdf | 29. Aprender matemática para alunos do ensino noturno - José Robson Silva Santana, Arlindo Batista de Santana, Andreia Silva Santana | 181,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
30.pdf | 30. As teorias de Guy Brousseau e Gerard Vergnaud como auxílio em uma intervenção matemática - Joseane Souza, Monica Dias, Rafael Barros, Zélia Jófili | 310,76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
31.pdf | 31. Matemática na educação de jovens e adultos: as dificuldades dos alunos em problemas de porcentagem - Josinalva Estacio Menezes, Simone Queiroz | 885,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
32.pdf | 32. Experenciando o software Mathematica em sala de aula - Junior Leal do Prado, Adriano da Mota Freire, Idenilson de Albuquerque, Paulo Pereira Júnior | 1,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
33.pdf | 33. Ensino de matemática: afetividade na relação de professor e aluno como incentivo para o prazer de ensinar - Laedson Eliziário de Santana, Angela Christina Santana Andrade, Maria Ivânia dos Santos | 181,93 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
34.pdf | 34. O perfil das pesquisas e dos pesquisadores em educação matemática em Sergipe - Laerte Fonseca, Adriana de Cássia Santos | 176,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
35.pdf | 35. Modelagem matemática: a construção de um conceito - Marcelo Leon Caffé de Oliveira | 169,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
36.pdf | 36. As contribuições do Proformação/UERN para a melhoria do ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental - Marcia Betania de Olileira | 201,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
37.pdf | 37. Quem ensina, ensina o quê? o que revelam os alunos do 5º ano quanto às práticas pedagógicas no ensino de matemática - Marcia Machado de Lima | 230,64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
38.pdf | 38. Estimar ou precisar : relato de experiência em uma escola da rede municipal de Aracaju - Márcio Batista Santos, Michely Santos Araújo, Isabel Santana Santos | 146,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
39.pdf | 39. Método intuitivo e método tradicional para a instrução da matemática nas escolas brasileiras nos anos oitocentistas - Marcus Aldenisson de Oliveira, Ellen de Souza Bonfim, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Tâmara Regina Reis Sales | 181,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
40.pdf | 40. O uso do computador para o ensino de função polinomial de 1º e 2º graus a partir da análise de uma sequência didática - Maurício A. Saraiva de Matos Filho, Josinalva Estacio Menezes | 198,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
41.pdf | 41. Docentes dos anos iniciais. conhecimentos do campo multiplicativo - Mercedes Carvalho | 176,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
42.pdf | 42. Jogos matemáticos: um recurso possível para o ensino médio - Nayara Jane Souza Moreira, Ivana Silva Santos, Marcos Denílson Guimarães | 153,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
43.pdf | 43. As teorias de Guy Brousseau e Gerard Vergnaud como auxílio em uma intervenção matemática - Rafael Barros, Monica Dias, Joseane Souza, Zélia Jófili | 317,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
44.pdf | 44. As teorias de guy brousseau e gerard vergnaud como auxílio em uma intervenção matemática - Rafael José Alves do Rego Barros, Joseane Maria da Silva Souza, Monica Dias do Nascimento, Zélia Jófili | 310,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
45.pdf | 45. A teoria dos campos conceituais de vergnaud e as estratégias de resolução de problemas na educação infantil - Raphaela Dany Freitas Silveira Gonçalves, Elisa Carneiro Santos de Almeida | 179,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
46.pdf | 46. Ensinando matemática através da literatura infanto-juvenil - Rodrigo Baldow | 329,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
47.pdf | 47. Viver ciências: práxis docente e conexão de saberes – refletindo o processo - Rosangela Souza Vieira | 131,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
48.pdf | 48. Formação de professores na perspectiva etnomatemática - Selmugem Leana da Silva Porto Alves Moreira | 181,34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
49.pdf | 49. O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: as dificuldades dos alunos em problemas aritméticos de estrutura aditiva - Simone Queiroz, Mônica Lins | 498,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
50.pdf | 50. Utilizando recursos e metodologias diferenciadas na abordagem de conteúdos de matemática direcionados a turmas da 2º série do ensino médio - Suzana Gama dos Santos, Emanuel Melo de Macena | 147,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
51.pdf | 51. A matemática no cotidiano da feira livre: uma pesquisa feita pelos alunos da EJA da rede pública de Natal / RN - Teresa Cristina Etcheverria | 154,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
52.pdf | 52. Campo conceitual aditivo: algumas considerações sobre o desempenho de estudantes da região de Amargosa – BA - Tácio Vitaliano da Silva, Betania Leite Ramalho, Ivone da Silva Salsa | 267,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
53.pdf | 53. A presença da matematica no curso de formação docente: o sentido e a motivação para ser professor - Valdecí Josefa de Jesus Santos | 188,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
54.pdf | 54. A educação matemática e as atividades lúdicas: construindo espaços produtivos para o pensamento nas séries iniciais do ensino fundamental - Welington Ferreira Santos, Débora Guimarães Cruz Santos | 184,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
55.pdf | 55. Ensino de matemática e educação ambiental: as produções científicas da SBEM, SBM, SBMAC e produções dos programas de pós-graduação em ensino de ciências e matemática sobre ensino de matemática e meio ambiente no brasil - Wilson Santana da Cunha | 207,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.