Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8941
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título: X Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 18 - Formação de professores. Memórias e narrativas
Título(s) alternativo(s): Aila Santana de Amorim Silva - Reflexões sobre gestão escolar na prática do estágio curricular supervisionado
Aldenice Tavares da Silva Gomes - Formação docente universitária: uma avaliação de professores sobre a qualidade da formação continuada promovida pelo PROFORD/UFAL
Amali de Angelis Mussi - Formação de professores: provocações para a produção de propostas formativas na perspectiva da profissionalidade docente
Amanda Pereira de Freitas - Análise das ações metodológias presentes nos planos de trabalho dos licenciandos participantes do PIBID de química da UFRPE
Amanda Pereira de Freitas - Ideias iniciais dos estudantes do curso de licenciatura em química da UFRPE sobre a divulgação científica
Ana Paula Nunes Melo - Narrativas e trajetórias de uma pesquisadora em formação
Andresso Marques Torres - Formação docente no médio sertão alagoano: uma leitura do projeto pedagógico do curso de pedagogia da UNEAL
Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti - O estágio supervisionado e a articulação entre teoria e prática: formando professores a distância
Célio de Mendonça Clemente - A formação do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio na ótica de professores de matemática
Cintia Aparecida Ataide - O brincar como um dispositivo pedagógico e de sustentabilidade: reflexões do projeto brincar na formação de professores
Debora Bezerra de Santana - Reflexões de professores sobre ensino de jovens e adultos e sua atuação nesta modalidade
Edilange Borges de Souza - Episódios de letramento nas escolas da roça narrados por professoras aposentadas
Edlene Cavalcanti Santos - Liceu Alagoano: uma história de memórias, um resgate de lembranças (1950 a 1970)
Eliziete Nascimento de Menezes - Narrativas docentes de adaptações aos usos de jogos didáticos para alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
Fabrício Oliveira da Silva - Formação do educador no cotidiano escolar: o PIBID como espaço formativo
Fernanda Cíntia Costa Matos - Licenciado em pedagogia: diálogos sobre saberes e vivências
Fernanda Viana dos Santos - Uma descrição sobre aplicações de atividades didáticas vinculadas ao PIBID - DMA em turmas do ensino médio
France Robertson Pereira da Silva - Do educandário ao ginásio: as primeiras décadas do Colégio do Salvador - (1935-1959)
Francisco José de Lima - Orquestrando formação e desenvolvimento profissional: o habitus do professor supervisor na iniciação à docência
Guilhermina Elisa Bessa da Costa - Formação de professores e estágio supervisionado em espaços não formais: descortinando os fios da memória
Gustavo Cardoso Abreu - Estágio supervisionado: o professor como gestor e a motivação dos alunos nas aulas de geografia
Helena Maria Fagundes dos Santos Braz - Breves reflexões sobre o ensino normal em Sergipe
Isabela Santos Albuquerque - Formação de professores de geografia: contribuições de laboratórios de ensino da geografia e/ou interdisciplinares para a construção da práxis
Isabela Santos Albuquerque - Formação de professores de geografia: contribuições de laboratórios de ensino para a construção da práxis pedagógica
Isabela Santos Albuquerque - Formação de professores de geografia: contribuições de laboratórios de ensino da geografia e/ou interdisciplinares para a construção da práxis pedagógica
Janayna Bispo Santana - Didática e metodologia: um entendimento de alunos do curso de licenciatura em matemática (UFS)
Jean Marcelo Barbosa de Oliveira - As crenças do professor de língua inglesa das escolas públicas de educação básica do município de Arapiraca-AL
José Américo Santos Menezes - O exercício do aprendizado docente em educação física
José Américo Santos Menezes - Educação física na educação infantil: relato de experiência na formação docente
José Antunes Reis Da Fonseca - Ensinar e aprender: o caso do estágio supervisionado
José Aparecido de Oliveira Lima - A formação do licenciando em filosofia na Universidade Federal de Alagoas/UFAL
José Rodrigues da Silva Filho - Da formação continuada à prática pedagógica: o estudo de um projeto de formação na perspectiva crítico-reflexiva
José Rodrigues da Silva Filho - A prática da coordenação pedagógica no desenvolvimento do trabalho coletivo emancipatório
José Rodrigues da Silva Filho - Pesquisa-ação e formação continuada: articulando possibilidades para o (re)pensar a prática de professores e coordenadores
Laiana Nogueira Souza do Nascimento - Percepção de professores de ciências sobre o professor pesquisador
Laryssa Frota Alves - Laboratório Virtual de Educação Matemática (LAVEM): relevância na formação inicial do professor de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental
Luana Jéssica Dantas da Silva Costa - A avaliação da aprendizagem escolar e suas implicações para o aluno repetente
Luana Maria Xavier Silva - Diversidade cultural no oriente: uma abordagem do processo de ensino-aprendizagem eximido de estereótipos
Marcela Lima Santos - O Pibid-Matemática-UFS: um contributo para formação inicial de professores
Maria José de Resende - As pesquisas sobre formação de professores do Departamento de Matemática – UFS (2010 – 2015)
Maria Nahir Batista Ferreira - A constituição dos saberes docentes: a percepção dos professores de história
Maria Rita Santos - “Uma presença em si política”: narrativas de professores negros sobre experiências bifurcadas de acesso a universidade
Maria Rivanusia Santana Mota - O pacto e o trabalho docente: uma experiência com a estatística no ciclo de alfabetização
Mariana Reis Fonseca - Educação ambiental e a formação inicial de docentes de ciências biológicas da UFS
Mariana Reis Fonseca - O estágio supervisionado no ensino da biologia: contribuições para formação docente
Marilete Calegari Cardoso - Experiências lúdicas em diferentes territórios universitários da Bahia: movimentos construtivos da formação docente
Marluce de Souza Lopes - Práticas escolares presentes nas narrativas de práticas de leitura de mulheres
Pedro Paulo Souza Rios - Formação docente e narrativas de empoderamento de uma professora sem-terra
Raphaela Dany Freitas Silveira - Quem alfabetiza os analfabetos? uma experiência com a formação dos alfabetizadores do programa todos pela alfabetização-topa
Renata Suellen Bomfim Souza - A visão de supervisores do Pibid/Química da Universidade Federal de Sergipe/campus de São Cristóvão sobre ações desenvolvidas no projeto
Rita De Cássia Magalhães de Oliveira - (Entre)laçando narrativas de pesquisas em educação: uma tríade de vizinhanças, aproximações e distanciamentos
Roberto Carlos Silva dos Santos - O discurso coletivo de licenciandos em química acerca dos objetivos da orientação CTS
Roberto Carlos Silva dos Santos - A abordagem ciência, tecnologia e sociedade para o processo de ensino-aprendizagem em ciências nas compreensões de licenciandos de pedagogia
Rosangela Nunes de Lima - Professores de inglês do ensino público de Arapiraca e o letramento acadêmico: memorial de formação
Rúbia Mara de Sousa Lapa Cunha - as ações formativas nas escolas reunidas e a construção de novos saberes
Stephanie Silva Weigel Gomes - Formação de professores nos cursos de licenciatura do IFAL: o Pibid e a construção dos saberes docentes
Thamires Guimarães Santa Rosa - Educação ambiental e o uso de recurso audiovisual para a educação inclusiva
Vera Lucia Pontes dos Santos - Avaliação na formação continuada de professores da UFAL: uma nova perspectiva de aprendizagem
Wellyngton Chaves Monteiro Da Silva - Formação continuada de professores das series iniciais em Santana do Ipanema: experiências em foco
Wilka Karla Martins Do Vale - Um panorama atual sobre as questões sociocientíficas na formação de professores de ciências
Wilton Carneiro Barbosa - Marcas do saber e do afeto em narrativas de professores de ensino fundamental no portal da olimpíada de língua portuguesa
Data do documento: Set-2016
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Memória
Narrativas
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 10., 2016, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2016. Disponível em: <http://educonse.com.br/xcoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 17 set. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8941
Aparece nas coleções:Anais 2016 - X Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexoes_sobre_gestao_escolar_na_pratica_do_estagio_curricular.pdf269,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Formacao_de_professores_provocacoes_para_a_producao_de_propostas.pdf270,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Analise_das_acoes_metodologias_presentes_nos_planos_de_trabalho.pdf269,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ideias_iniciais_dos_estudantes_do_curso_de_licenciatura_em_quimica.pdf333,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Narrativas_e_trajetorias_de_uma_pesquisadora_em_formacao.pdf281,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Formacao_docente_no_medio_sertao_alagoano_uma_leitura_do_projeto.pdf336,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
O_estagio_supervisionado_e_a_articulacao_entre_teoria_e_pratica.pdf274,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A_formacao_do_pacto_nacional_pelo_fortalecimento_do_ensino_medio.pdf266,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
O_brincar_como_um_dispositivo_pedagogico_e_de_sustentabilidade.pdf207,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Reflexoes_de_professores_sobre_ensino_de_jovens_e_adultos.pdf269,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Episodios_de_letramento_nas_escolas_da_roca_narrdos_por_professoras.pdf275,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Liceu_alagoano_uma_historia_de_memorias_um_resgate_de_lembrancas.pdf296,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Narrativas_docentes_de_adaptacoes_aos_usos_de_jogos_didaticos.pdf297,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Formacao_do_educador_no_cotidiano_escolar_o_pibid_como_espaco.pdf257,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Licenciado_em_pedagogia_dialogos_sobre_saberes_e_vivencias.pdf272,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Uma_descricao_sobre_aplicacoes_de_atividades_didaticas_vinculada.pdf283,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Do_educandario_ao_ginasio_as_primeiras_decadas_do_colegio_do_salvador.pdf319,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Orquestrando_formacao_e_desenvolvimento_profissional.pdf290,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Formacao_de_professores_e_estagio_supervisionado_em_espacos_nao_formais.pdf242,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Estagio_supervisionado_o_professor_como_gestor_e_a_motivacao_dos_alunos.pdf222,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Breves_reflexoes_sobre_o_ensino_normal_em_sergipe.pdf290,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Formacao_de_professores_de_geografia_contribuicoes_de_laboratorio.pdf229,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
formacao_de_professores_de_geografia_contribuicoes_de_laboratorio (1).pdf229,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
formacao_de_professores_de_geografia_contribuicoes_de_laboratorio (2).pdf229,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
didatica_e_metodologia_um_entendimento_de_alunos_do_curso_de_licenciatura.pdf268,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
As_crencas_do_professor_de_lingua_inglesa_das_escolas_publicas.pdf276,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
O_exercicio_do_aprendizado_docente_em_educacao_fisica.pdf280,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Educacao_fisica_na_educacao_infantil_relato_de_experiencia_na_formacao.pdf276,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ensinar_e_aprender_o_caso_do_estagio_supervisionado.pdf244,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A_formacao_do_licenciando_em_filosofia_na_universidade_federal_de_alagoas.pdf354,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Da_formacao_continuada_a_pratica_pedagogica_o_estudo_de_um_projeto.pdf202,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A_pratica_da_coordenacao_pedagogica_no_desenvolvimento_do_trabalho.pdf182,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Pesquisa_acao_e_formacao_continuada_articulando_possibilidades.pdf303,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Percepcao_de_professores_de_ciencias_sobre_o_professor_pesquisador.pdf266,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Laboratorio_virtual_de_educacao_matematica_lavem_relevancia_na_formacao.pdf256,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A_avaliacao_da_aprendizagem_escolar_e_suas_implicacoes_para_o_aluno_repetente.pdf269,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Diversidade_cultural_no_oriente_uma_abordagem_do_processo_de_ensino.pdf282,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
O_pibid_matematica_ufs_um_contributo_para_formacao_inicial_de_professores.pdf263,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
As_pesquisas_sobre_formacao_de_professores_do_departamento_de_matematica.pdf290,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A_constituicao_dos_saberes_docentes_a_percepcao_dos_professores_de_historia.pdf271,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Uma_presenca_em_si_politica_narrativas_de_professores_negros.pdf278,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
O_pacto_e_o_trabalho_docente_uma_experiencia_com_a_estatistica.pdf252,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Educacao_ambiental_e_a_formacao_inicial_de_docentes_de_ciencias_biologicas.pdf289,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
O_estagio_supervisionado_no_ensino_da_biologia_contribuicoes_para.pdf227,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Experiencias_ludicas_em_diferentes_territorios_universitarios_da_Bahia.pdf275,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Praticas_escolares_presentes_nas_narrativas_de_praticas_de_leitura.pdf328,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Formacao_docente_e_narrativas_de_empoderamento_de_uma_professora.pdf286,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Quem_alfabetiza_os_analfabetos_uma_experiencia_com_a_formacao.pdf254,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A_visao_de_supervisores_do_pibidquimica_da_universidade_federal_de_sergipe.pdf338,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Entrelacando_narrativas_de_pesquisas_em_educacao_uma_triade_de_vizinhancas.pdf289,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
O_discurso_coletivo_de_licenciandos_em_quimica_acerca_dos_objetivos.pdf310,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A_abordagem_ciencia_tecnologia_e_sociedade_para_o_processo_de_ensino-aprendizagem.pdf309,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Professores_de_ingles_do_ensino_publico_de_arapiraca_e_o_letramento.pdf245,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
As_acoes_formativas_nas_escolas_reunidas_e_a_construcao_de_novos_saberes.pdf258,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Formacao_de_professores_nos_cursos_de_licenciatura_do_ifal_o_pibid.pdf256,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Educacao_ambiental_e_o_uso_de_recurso_audiovisual_para_a_educacao_inclusiva.pdf225,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Avaliacao_na_formacao_continuada_de_professores_da_ufal_uma_nova_perspectiva.pdf380,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Formacao_continuada_de_professores_das_series_iniciais_em_santana.pdf247,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Um_panorama_atual_sobre_as_questoes_sociocientificas_na_formacao_professores.pdf346,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Marcas_do_saber_e_do_afeto_em_narrativas_de_professores_de_ensino_fundamental.pdf231,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.