Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-09-21T20:30:16Z-
dc.date.available2018-09-21T20:30:16Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.identifier.citationCOLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 9., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2015. Disponível em: <http://educonse.com.br/ixcoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 21set. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8988-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectNarrativaspor
dc.titleIX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 18 - Formação de professores. Memórias e narrativaspt_BR
dc.typeAnais completos de Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão - SEpt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2015 - IX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdfAdriana Demite Stephani - Formação de professores leitores em cursos do Plano Nacional De Formação de Professores Da Educação Básica (PARFOR): memórias de leitura308,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
2.pdfAlles Lopes de Aquino - A escrita de relatos de experiência como instrumento de reflexão da prática de formadores do pacto nacional pela alfabetização na idade certa do município de Fortaleza271,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
3.pdfAna Caroline Marino Araujo - O brincar na formação de professores do PNAIC: um caminho para uma prática pedagógica significativa259,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
4.pdfAna Paula Araújo da Silva - Educação versus políticas públicas220,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
5.pdfAna Paula Rodrigues Alves Santos - Os pentaminós utilizados como ferramenta didática: uma aplicação da sequência Fedathi284,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
6.pdfAndreia Reis Fontes - Estágio docente e ensino de geografia: o percurso essencial na formação do professor312,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
7.pdfAndressa Rodrigues dos Santos - Práticas como componentes curriculares e avaliação na formação de professores de biologia: um estudo a partir do projeto pedagógico de curso274,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
8.pdfAndresso Marques Torres - Antes, durante e depois: os processos constitutivos da prática pedagógica e os desafios de ser professor na contemporaneidade261,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
9.pdfAndresso Marques Torres - De volta ao passado: trajetórias de sertanejos ao perseguirem sua formação professoral255,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
10.pdfAntonia Givaldete da Silva - Prática docente: um olhar para o professor pesquisador270,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
11.pdfBruna Vasconcelos de Santana - Faltava uma pedra no meu caminho: a história da leitura na minha vida240,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
12.pdfCenilza Pereira dos Santos - Cultura profissonal dos professores: saberes e fazeres da profissão247,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
13.pdfClivio Pimentel Junior - Manifestações da professoralidade nas narrativas de professores em exercício: ressonâncias no ensino de ciências315,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
14.pdfCristiane Simões Oliveira - Formação docente: o professor como profissional reflexivo228,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
15.pdfDivanir Maria de Lima - Retalhos de um itinerário formativo: (des)caminhos306,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
16.pdfEdson Carvalho Guedes - Competências ético-pedagógicas na relação professor-aluno282,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
17.pdfElaine dos Reis Soeira - Representações sobre estágio supervisionado – um estudo com licenciandos de letras e matemática256,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
18.pdfElaine dos Reis Soeira - Os sentidos do pibid para a formação docente: uma análise das representações dos licenciandos dos cursos de letras/português e ciências biológicas a distância de uma IES221,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
19.pdfEliane Vasconcelos Oliveira - Educar com as tecnologias: outros tempos, outros espaços, outros saberes257,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
20.pdfElisama Bezerra Cavalcanti - A politicidade da educação: uma contribuição teórica e didático-pedagógica de Paulo Freire ao processo ensino-aprendizagem287,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
21.pdfFabrício Oliveira da Silva - O cotidiano escolar como lócus da produção da identidade docente no PIBID309,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
22.pdfFlávio Muniz Chaves - A monitoria no curso de pedagogia da UFC: narrativas, percursos e intinerários históricos na formação docente248,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
23.pdfFrancisco José de Lima - A reciprocidade da formação no contexto do PIBID: licenciandos e professores supervisores em relação311,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
24.pdfGilvania Andrade do Nascimento - A faculdade de ciências econômicas: um breve olhar sobre o curso de ciências contábeis (1956 –1971)288,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
25.pdfGilvania Andrade do Nascimento - De repente professor: uma análise acerca da formação e construção da identidade do professor de contabilidade no estado de Sergipe ( 1956- 1971)323,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
26.pdfGracy Kelle da Silva Santos - O estágio supervisionado na formação pedagógica do professor de matemática225,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
27.pdfGuilhermina Elisa Bessa da Costa - Formação de professores e a aprendizagem de libras: caminhos possíveis para a aquisição do conhecimento312,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
28.pdfHugo Gabriel da Silva Mota - O professor de geografia e sua relação com o livro didático330,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
29.pdfIsabela Gonçalves de Menezes - Formação escolar e práticas docentes: memórias e narrativas270,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
30.pdfIsabela Santos Albuquerque - A importância do estágio supervisionado na formação de professores: uma análise a partir da experiência do curso de licenciatura em geografia do IFBA241,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
31.pdfIvana Conceição de Deus Nogueira - Narrativa de educadoras acerca de suas práticas na educação infantil236,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
32.pdfJailda Evangelista do Nascimento Carvalho - A formação do professor e sua relação com o saber na sociedade contemporânea234,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
33.pdfJordana Wruck Timm - A história oral como caminho metodológico: experiências de professoras em formação sobre pesquisas na educação superior e ensino fundamental256,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
34.pdfJosé Américo Santos Menezes - As dificuldades e desafios de jovens professores de educação física: o que enfrentam os docentes em início de carreira no estado de Sergipe?292,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
35.pdfJosé Rodrigues da Silva Filho - A investigação-ação na promoção da reflevidade de coordenadores pedagógicos e professores291,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
36.pdfJoseane Patricia dos Santos - Narrativas da prática pedagógica dos docentes do curso de pedagogia335,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
37.pdfKaique Bruno Santana Botelho - A interdisciplinaridade e as tecnologias digitais no ensino de matemática: uma ressignificação de conceitos.resumo o presente trabalho visa discutir, em linhas gerais, acerca da interdisciplinaridade212,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
38.pdfLuciene Costa Santana da Cunha - Mediação entre conhecimento científico e conhecimento cotidiano na escola: importância na relação professor-aluno273,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
39.pdfLuciene Souza Santos - A Emília que mora em cada um de nós: constituição do “pedagogo-contador de histórias”267,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
40.pdfLuiz Sanches Neto - Redes colaborativas de professores-pesquisadores como comunidades que compartilham saberes: contribuições à educação física escolar333,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
41.pdfLuzinete Rosa dos Santos - Fazer-se assistente social docente pelas experiências vividas: ensaios sobre memórias e narrativas276,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
42.pdfMargareth da Conceição Almeida de Araújo - Os desafios da formação continuada dos docentes do juvenil para e na EJA240,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
43.pdfMaria Auxiliadora Cerqueira Wanderley - Formação literária do professor em relatos217,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
44.pdfMaria da Anunciação Conceição Silva - Valente é o mar bravo é siri a consciência racial como empedramento pedagógico nos cursos de licenciatura280,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
45.pdfMaria Nélia Helcias Moura Vasconcelos - O PNAIC e sua atuação na formação dos professores alfabetizadores: uma visão a partir dos coordenadores municipais e professores orientadores de estudo – Polo de Sobral – CE237,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
46.pdfMaria Rita de Cássia Rodrigues - Narrando a história das descobertas com leitura e da escrita na minha vida209,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
47.pdfMarilene Sacramento Miranda - Como e porque aprendi ler os gêneros acadêmicos249,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
48.pdfMariza Pinto Freitas de Jesus - A formação continuada de professores iniciantes em serviço: uma ação possível291,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
49.pdfMariza Pinto Freitas de Jesus - O papel formativo do coordenador pedagógico: tensões, desafios e possibilidades228,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
50.pdfMaryluze Souza Santos Siqueira - Formação continuada do professor alfabetizador: PNAIC - O Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa277,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
51.pdfPriscylla Karoline de Menezes - A formação docente para a atuação com jovens escolares: a necessidade de pensar os diferentes contextos254,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
52.pdfRejane de Oliveira Alves - O inédito-viável na formação continuada de professores da educação de jovens e adultos237,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
53.pdfRejane Maria de Araújo Lira - Formação continuada de professores: entre lemas e dilemas, uma proposta concreta274,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
54.pdfRosana Aparecida Ferreira Pontes - Crônicas pedagógicas: a importância da prática da escrita na (trans)formação de professores255,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
55.pdfRosana Carla do Nascimento Givigi - A relação teoria x prática no processo formativo de professores na perspectiva inclusiva260,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
56.pdfRosângela Bastos Oliveira - Alfabetização cartográfica e processo formativo270,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
57.pdfRosangela Nunes de Lima - O ensino e aprendizagem da língua inglesa numa perspectiva sócio-discursiva na escola pública de arapiraca-alagoas271,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
58.pdfRoseane Borges da Silva - Um mapeamento dos professores de matemática do município de São Raimundo Nonato-PI288,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
59.pdfRosemary Santos - Formação de professor e uma proposta pedagógica inclusiva na perspectiva de duas escolas públicas em Sergipe234,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
60.pdfRúbia Mara de Sousa Lapa Cunha - Novos olhares sobre as atividades formativas das professoras normalistas303,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
61.pdfSamira Cristina de Santana Pena - Características das políticas atuais para a formação de professores de ciências266,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
62.pdfSimone Silva da Fonseca - Algumas percepções sobre os avanços e efeitos da formação inicial em serviço do/a professor/a de matemática279,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
63.pdfStephanie Silva Weigel Gomes - Identidade profissional e trabalho docente: o que dizem os professores dos cursos de licenciatura do IFAL259,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
64.pdfSuellen Claudia de Barros - Vivendo a práxis: qual a importância da disciplina estágio supervisionado para a formação inicial docente no curso de licenciatura em ciências biológicas?297,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
65.pdfTarcyla Coelho de Souza Marinho - Sentidos atribuídos por alfabetizadores à formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa259,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
66.pdfThiago da Silva Melo - Formação docente na diversidade etnico-racial247,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
67.pdfVera Lucia Pontes dos Santos - Formação continuada de docentes e interação online399,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
68.pdfVinicius Silva Santos - Histórias de vida e narrativas docentes: memórias, sentidos e dilemas da profissionalização289,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.