Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8988
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2018-09-21T20:30:16Z | - |
dc.date.available | 2018-09-21T20:30:16Z | - |
dc.date.issued | 2015-09 | - |
dc.identifier.citation | COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 9., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2015. Disponível em: <http://educonse.com.br/ixcoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 21set. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8988 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Narrativas | por |
dc.title | IX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 18 - Formação de professores. Memórias e narrativas | pt_BR |
dc.type | Anais completos de Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão - SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2015 - IX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1.pdf | Adriana Demite Stephani - Formação de professores leitores em cursos do Plano Nacional De Formação de Professores Da Educação Básica (PARFOR): memórias de leitura | 308,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
2.pdf | Alles Lopes de Aquino - A escrita de relatos de experiência como instrumento de reflexão da prática de formadores do pacto nacional pela alfabetização na idade certa do município de Fortaleza | 271,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
3.pdf | Ana Caroline Marino Araujo - O brincar na formação de professores do PNAIC: um caminho para uma prática pedagógica significativa | 259,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
4.pdf | Ana Paula Araújo da Silva - Educação versus políticas públicas | 220,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
5.pdf | Ana Paula Rodrigues Alves Santos - Os pentaminós utilizados como ferramenta didática: uma aplicação da sequência Fedathi | 284,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
6.pdf | Andreia Reis Fontes - Estágio docente e ensino de geografia: o percurso essencial na formação do professor | 312,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
7.pdf | Andressa Rodrigues dos Santos - Práticas como componentes curriculares e avaliação na formação de professores de biologia: um estudo a partir do projeto pedagógico de curso | 274,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
8.pdf | Andresso Marques Torres - Antes, durante e depois: os processos constitutivos da prática pedagógica e os desafios de ser professor na contemporaneidade | 261,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
9.pdf | Andresso Marques Torres - De volta ao passado: trajetórias de sertanejos ao perseguirem sua formação professoral | 255,76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
10.pdf | Antonia Givaldete da Silva - Prática docente: um olhar para o professor pesquisador | 270,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
11.pdf | Bruna Vasconcelos de Santana - Faltava uma pedra no meu caminho: a história da leitura na minha vida | 240,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
12.pdf | Cenilza Pereira dos Santos - Cultura profissonal dos professores: saberes e fazeres da profissão | 247,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
13.pdf | Clivio Pimentel Junior - Manifestações da professoralidade nas narrativas de professores em exercício: ressonâncias no ensino de ciências | 315,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
14.pdf | Cristiane Simões Oliveira - Formação docente: o professor como profissional reflexivo | 228,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
15.pdf | Divanir Maria de Lima - Retalhos de um itinerário formativo: (des)caminhos | 306,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
16.pdf | Edson Carvalho Guedes - Competências ético-pedagógicas na relação professor-aluno | 282,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
17.pdf | Elaine dos Reis Soeira - Representações sobre estágio supervisionado – um estudo com licenciandos de letras e matemática | 256,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
18.pdf | Elaine dos Reis Soeira - Os sentidos do pibid para a formação docente: uma análise das representações dos licenciandos dos cursos de letras/português e ciências biológicas a distância de uma IES | 221,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
19.pdf | Eliane Vasconcelos Oliveira - Educar com as tecnologias: outros tempos, outros espaços, outros saberes | 257,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
20.pdf | Elisama Bezerra Cavalcanti - A politicidade da educação: uma contribuição teórica e didático-pedagógica de Paulo Freire ao processo ensino-aprendizagem | 287,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
21.pdf | Fabrício Oliveira da Silva - O cotidiano escolar como lócus da produção da identidade docente no PIBID | 309,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
22.pdf | Flávio Muniz Chaves - A monitoria no curso de pedagogia da UFC: narrativas, percursos e intinerários históricos na formação docente | 248,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
23.pdf | Francisco José de Lima - A reciprocidade da formação no contexto do PIBID: licenciandos e professores supervisores em relação | 311,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
24.pdf | Gilvania Andrade do Nascimento - A faculdade de ciências econômicas: um breve olhar sobre o curso de ciências contábeis (1956 –1971) | 288,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
25.pdf | Gilvania Andrade do Nascimento - De repente professor: uma análise acerca da formação e construção da identidade do professor de contabilidade no estado de Sergipe ( 1956- 1971) | 323,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
26.pdf | Gracy Kelle da Silva Santos - O estágio supervisionado na formação pedagógica do professor de matemática | 225,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
27.pdf | Guilhermina Elisa Bessa da Costa - Formação de professores e a aprendizagem de libras: caminhos possíveis para a aquisição do conhecimento | 312,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
28.pdf | Hugo Gabriel da Silva Mota - O professor de geografia e sua relação com o livro didático | 330,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
29.pdf | Isabela Gonçalves de Menezes - Formação escolar e práticas docentes: memórias e narrativas | 270,7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
30.pdf | Isabela Santos Albuquerque - A importância do estágio supervisionado na formação de professores: uma análise a partir da experiência do curso de licenciatura em geografia do IFBA | 241,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
31.pdf | Ivana Conceição de Deus Nogueira - Narrativa de educadoras acerca de suas práticas na educação infantil | 236,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
32.pdf | Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho - A formação do professor e sua relação com o saber na sociedade contemporânea | 234,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
33.pdf | Jordana Wruck Timm - A história oral como caminho metodológico: experiências de professoras em formação sobre pesquisas na educação superior e ensino fundamental | 256,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
34.pdf | José Américo Santos Menezes - As dificuldades e desafios de jovens professores de educação física: o que enfrentam os docentes em início de carreira no estado de Sergipe? | 292,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
35.pdf | José Rodrigues da Silva Filho - A investigação-ação na promoção da reflevidade de coordenadores pedagógicos e professores | 291,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
36.pdf | Joseane Patricia dos Santos - Narrativas da prática pedagógica dos docentes do curso de pedagogia | 335,7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
37.pdf | Kaique Bruno Santana Botelho - A interdisciplinaridade e as tecnologias digitais no ensino de matemática: uma ressignificação de conceitos.resumo o presente trabalho visa discutir, em linhas gerais, acerca da interdisciplinaridade | 212,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
38.pdf | Luciene Costa Santana da Cunha - Mediação entre conhecimento científico e conhecimento cotidiano na escola: importância na relação professor-aluno | 273,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
39.pdf | Luciene Souza Santos - A Emília que mora em cada um de nós: constituição do “pedagogo-contador de histórias” | 267,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
40.pdf | Luiz Sanches Neto - Redes colaborativas de professores-pesquisadores como comunidades que compartilham saberes: contribuições à educação física escolar | 333,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
41.pdf | Luzinete Rosa dos Santos - Fazer-se assistente social docente pelas experiências vividas: ensaios sobre memórias e narrativas | 276,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
42.pdf | Margareth da Conceição Almeida de Araújo - Os desafios da formação continuada dos docentes do juvenil para e na EJA | 240,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
43.pdf | Maria Auxiliadora Cerqueira Wanderley - Formação literária do professor em relatos | 217,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
44.pdf | Maria da Anunciação Conceição Silva - Valente é o mar bravo é siri a consciência racial como empedramento pedagógico nos cursos de licenciatura | 280,74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
45.pdf | Maria Nélia Helcias Moura Vasconcelos - O PNAIC e sua atuação na formação dos professores alfabetizadores: uma visão a partir dos coordenadores municipais e professores orientadores de estudo – Polo de Sobral – CE | 237,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
46.pdf | Maria Rita de Cássia Rodrigues - Narrando a história das descobertas com leitura e da escrita na minha vida | 209,55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
47.pdf | Marilene Sacramento Miranda - Como e porque aprendi ler os gêneros acadêmicos | 249,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
48.pdf | Mariza Pinto Freitas de Jesus - A formação continuada de professores iniciantes em serviço: uma ação possível | 291,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
49.pdf | Mariza Pinto Freitas de Jesus - O papel formativo do coordenador pedagógico: tensões, desafios e possibilidades | 228,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
50.pdf | Maryluze Souza Santos Siqueira - Formação continuada do professor alfabetizador: PNAIC - O Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa | 277,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
51.pdf | Priscylla Karoline de Menezes - A formação docente para a atuação com jovens escolares: a necessidade de pensar os diferentes contextos | 254,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
52.pdf | Rejane de Oliveira Alves - O inédito-viável na formação continuada de professores da educação de jovens e adultos | 237,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
53.pdf | Rejane Maria de Araújo Lira - Formação continuada de professores: entre lemas e dilemas, uma proposta concreta | 274,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
54.pdf | Rosana Aparecida Ferreira Pontes - Crônicas pedagógicas: a importância da prática da escrita na (trans)formação de professores | 255,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
55.pdf | Rosana Carla do Nascimento Givigi - A relação teoria x prática no processo formativo de professores na perspectiva inclusiva | 260,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
56.pdf | Rosângela Bastos Oliveira - Alfabetização cartográfica e processo formativo | 270,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
57.pdf | Rosangela Nunes de Lima - O ensino e aprendizagem da língua inglesa numa perspectiva sócio-discursiva na escola pública de arapiraca-alagoas | 271,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
58.pdf | Roseane Borges da Silva - Um mapeamento dos professores de matemática do município de São Raimundo Nonato-PI | 288,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
59.pdf | Rosemary Santos - Formação de professor e uma proposta pedagógica inclusiva na perspectiva de duas escolas públicas em Sergipe | 234,76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
60.pdf | Rúbia Mara de Sousa Lapa Cunha - Novos olhares sobre as atividades formativas das professoras normalistas | 303,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
61.pdf | Samira Cristina de Santana Pena - Características das políticas atuais para a formação de professores de ciências | 266,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
62.pdf | Simone Silva da Fonseca - Algumas percepções sobre os avanços e efeitos da formação inicial em serviço do/a professor/a de matemática | 279,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
63.pdf | Stephanie Silva Weigel Gomes - Identidade profissional e trabalho docente: o que dizem os professores dos cursos de licenciatura do IFAL | 259,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
64.pdf | Suellen Claudia de Barros - Vivendo a práxis: qual a importância da disciplina estágio supervisionado para a formação inicial docente no curso de licenciatura em ciências biológicas? | 297,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
65.pdf | Tarcyla Coelho de Souza Marinho - Sentidos atribuídos por alfabetizadores à formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa | 259,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
66.pdf | Thiago da Silva Melo - Formação docente na diversidade etnico-racial | 247,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
67.pdf | Vera Lucia Pontes dos Santos - Formação continuada de docentes e interação online | 399,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
68.pdf | Vinicius Silva Santos - Histórias de vida e narrativas docentes: memórias, sentidos e dilemas da profissionalização | 289,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.