Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8941
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título: X Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 18 - Formação de professores. Memórias e narrativas
Data do documento: Set-2016
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Memória
Narrativas
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 10., 2016, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2016. Disponível em: <http://educonse.com.br/xcoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 17 set. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8941
Aparece nas coleções:Anais 2016 - X Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdfAila Santana de Amorim Silva - Reflexões sobre gestão escolar na prática do estágio curricular supervisionado269,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
2.pdfAldenice Tavares da Silva Gomes - Formação docente universitária: uma avaliação de professores sobre a qualidade da formação continuada promovida pelo PROFORD/UFAL270,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
3.pdfAmanda Pereira de Freitas - Análise das ações metodológias presentes nos planos de trabalho dos licenciandos participantes do PIBID de química da UFRPE269,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
4.pdfAmanda Pereira de Freitas - Ideias iniciais dos estudantes do curso de licenciatura em química da UFRPE sobre a divulgação científica333,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
5.pdfAna Paula Nunes Melo - Narrativas e trajetórias de uma pesquisadora em formação281,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
6.pdfAndresso Marques Torres - Formação docente no médio sertão alagoano: uma leitura do projeto pedagógico do curso de pedagogia da UNEAL336,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
7.pdfÁgata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti - O estágio supervisionado e a articulação entre teoria e prática: formando professores a distância274,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
8.pdfCélio de Mendonça Clemente - A formação do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio na ótica de professores de matemática266,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
8.pdfCintia Aparecida Ataide - O brincar como um dispositivo pedagógico e de sustentabilidade: reflexões do projeto brincar na formação de professores207,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
9.pdfDebora Bezerra de Santana - Reflexões de professores sobre ensino de jovens e adultos e sua atuação nesta modalidade269,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
10.pdfEdilange Borges de Souza - Episódios de letramento nas escolas da roça narrados por professoras aposentadas275,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
11.pdfEdlene Cavalcanti Santos - Liceu Alagoano: uma história de memórias, um resgate de lembranças (1950 a 1970)296,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
12.pdfEliziete Nascimento de Menezes - Narrativas docentes de adaptações aos usos de jogos didáticos para alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental297,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
13.pdfFabrício Oliveira da Silva - Formação do educador no cotidiano escolar: o PIBID como espaço formativo257,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
14.pdfFernanda Cíntia Costa Matos - Licenciado em pedagogia: diálogos sobre saberes e vivências272,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
15.pdfFernanda Viana dos Santos - Uma descrição sobre aplicações de atividades didáticas vinculadas ao PIBID - DMA em turmas do ensino médio283,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
16.pdfFrance Robertson Pereira da Silva - Do educandário ao ginásio: as primeiras décadas do Colégio do Salvador - (1935-1959)319,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
17.pdfFrancisco José de Lima - Orquestrando formação e desenvolvimento profissional: o habitus do professor supervisor na iniciação à docência290,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
18.pdfGuilhermina Elisa Bessa da Costa - Formação de professores e estágio supervisionado em espaços não formais: descortinando os fios da memória242,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
19.pdfGustavo Cardoso Abreu - Estágio supervisionado: o professor como gestor e a motivação dos alunos nas aulas de geografia222,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
20.pdfHelena Maria Fagundes dos Santos Braz - Breves reflexões sobre o ensino normal em Sergipe290,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
21.pdfIsabela Santos Albuquerque - Formação de professores de geografia: contribuições de laboratórios de ensino da geografia e/ou interdisciplinares para a construção da práxis229,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
22.pdfIsabela Santos Albuquerque - Formação de professores de geografia: contribuições de laboratórios de ensino para a construção da práxis pedagógica229,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
23.pdfIsabela Santos Albuquerque - Formação de professores de geografia: contribuições de laboratórios de ensino da geografia e/ou interdisciplinares para a construção da práxis pedagógica229,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
24.pdfJanayna Bispo Santana - Didática e metodologia: um entendimento de alunos do curso de licenciatura em matemática (UFS)268,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
25.pdfJean Marcelo Barbosa de Oliveira - As crenças do professor de língua inglesa das escolas públicas de educação básica do município de Arapiraca-AL276,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
26.pdfJosé Américo Santos Menezes - O exercício do aprendizado docente em educação física280,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
27.pdfJosé Américo Santos Menezes - Educação física na educação infantil: relato de experiência na formação docente276,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
28.pdfJosé Antunes Reis Da Fonseca - Ensinar e aprender: o caso do estágio supervisionado244,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
29.pdfJosé Aparecido de Oliveira Lima - A formação do licenciando em filosofia na Universidade Federal de Alagoas/UFAL354,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
30.pdfJosé Rodrigues da Silva Filho - Da formação continuada à prática pedagógica: o estudo de um projeto de formação na perspectiva crítico-reflexiva202,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
31.pdfJosé Rodrigues da Silva Filho - A prática da coordenação pedagógica no desenvolvimento do trabalho coletivo emancipatório182,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
32.pdfJosé Rodrigues da Silva Filho - Pesquisa-ação e formação continuada: articulando possibilidades para o (re)pensar a prática de professores e coordenadores303,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
33.pdfLaiana Nogueira Souza do Nascimento - Percepção de professores de ciências sobre o professor pesquisador266,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
34.pdfLaryssa Frota Alves - Laboratório Virtual de Educação Matemática (LAVEM): relevância na formação inicial do professor de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental256,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
35.pdfLuana Jéssica Dantas da Silva Costa - A avaliação da aprendizagem escolar e suas implicações para o aluno repetente269,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
36.pdfLuana Maria Xavier Silva - Diversidade cultural no oriente: uma abordagem do processo de ensino-aprendizagem eximido de estereótipos282,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
37.pdfMarcela Lima Santos - O Pibid-Matemática-UFS: um contributo para formação inicial de professores263,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
38.pdfMaria José de Resende - As pesquisas sobre formação de professores do Departamento de Matemática – UFS (2010 – 2015)290,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
39.pdfMaria Nahir Batista Ferreira - A constituição dos saberes docentes: a percepção dos professores de história271,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
40.pdfMaria Rita Santos - “Uma presença em si política”: narrativas de professores negros sobre experiências bifurcadas de acesso a universidade278,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
41.pdfMaria Rivanusia Santana Mota - O pacto e o trabalho docente: uma experiência com a estatística no ciclo de alfabetização252,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
42.pdfMariana Reis Fonseca - Educação ambiental e a formação inicial de docentes de ciências biológicas da UFS289,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
43.pdfMariana Reis Fonseca - O estágio supervisionado no ensino da biologia: contribuições para formação docente227,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
44.pdfMarilete Calegari Cardoso - Experiências lúdicas em diferentes territórios universitários da Bahia: movimentos construtivos da formação docente275,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
45.pdfMarluce de Souza Lopes - Práticas escolares presentes nas narrativas de práticas de leitura de mulheres328,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
46.pdfPedro Paulo Souza Rios - Formação docente e narrativas de empoderamento de uma professora sem-terra286,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
47.pdfRaphaela Dany Freitas Silveira - Quem alfabetiza os analfabetos? uma experiência com a formação dos alfabetizadores do programa todos pela alfabetização-topa254,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
48.pdfRenata Suellen Bomfim Souza - A visão de supervisores do Pibid/Química da Universidade Federal de Sergipe/campus de São Cristóvão sobre ações desenvolvidas no projeto338,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
49.pdfRita De Cássia Magalhães de Oliveira - (Entre)laçando narrativas de pesquisas em educação: uma tríade de vizinhanças, aproximações e distanciamentos289,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
50.pdfRoberto Carlos Silva dos Santos - O discurso coletivo de licenciandos em química acerca dos objetivos da orientação CTS310,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
51.pdfRoberto Carlos Silva dos Santos - A abordagem ciência, tecnologia e sociedade para o processo de ensino-aprendizagem em ciências nas compreensões de licenciandos de pedagogia309,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
52.pdfRosangela Nunes de Lima - Professores de inglês do ensino público de Arapiraca e o letramento acadêmico: memorial de formação245,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
53.pdfRúbia Mara de Sousa Lapa Cunha - as ações formativas nas escolas reunidas e a construção de novos saberes258,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
54.pdfStephanie Silva Weigel Gomes - Formação de professores nos cursos de licenciatura do IFAL: o Pibid e a construção dos saberes docentes256,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
55.pdfThamires Guimarães Santa Rosa - Educação ambiental e o uso de recurso audiovisual para a educação inclusiva225,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
56.pdfVera Lucia Pontes dos Santos - Avaliação na formação continuada de professores da UFAL: uma nova perspectiva de aprendizagem380,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
57.pdfWellyngton Chaves Monteiro Da Silva - Formação continuada de professores das series iniciais em Santana do Ipanema: experiências em foco247,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
58.pdfWilka Karla Martins Do Vale - Um panorama atual sobre as questões sociocientíficas na formação de professores de ciências346,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
59.pdfWilton Carneiro Barbosa - Marcas do saber e do afeto em narrativas de professores de ensino fundamental no portal da olimpíada de língua portuguesa231,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.