Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-11-12T22:21:14Z-
dc.date.available2020-11-12T22:21:14Z-
dc.date.issued2020-09-
dc.identifier.citationCOLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 14., 2020, São Cristóvão. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão: EDUCON, 2020. Disponível em: http://educonse.com.br/xivcoloquio/anais/. Acesso em: 12 nov. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13711-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.description.tableofcontents1.Américo Junior Nunes da Silva - Laboratório de Educação matemática: que concepções sobre esse espaço de formação os estudantes concluintes de um curso de Matemática apresentam?; 2.Bianca Freitas de Oliveira - Intervenção do Programa Residência Pedagógica: perímetro e área do retângulo através da construção de maquetes de um campo de futebol; 3.Caroline Batista Silva de Souza - A produção científica sobre Natureza da Ciência (NdC) nos anais do ENPEC e EDUCON; 4.Clebson Alexsandro Gama Cavalcanti - O papel benéfico das bactérias em cordel: rompendo paradigmas! Uma proposta interdisciplinar numa perspectiva interacionista; 5.Clebson Jose dos Santos Silva - Formação do professor de matemática: relato de experiência da disciplina estágio supervisionado em Matematica I; 6.Cristhian Isaac Amaral Santos - Percepção de alunos do 7º ano do ensino fundamental sobre impactos ambientais: o derramamento de óleo nas praias de Ilhéus/BA; 7.Cristhian Lovis - Relação com o saber no ensino/educação matemática: um mapeamento na BDTD; 8.Cristiane Johann Evangelista - Educação estatística e interdisciplinaridade: possibilidades para a formação de professores de matemática; 9.Danielle Morais da Silva Antunes - O papel do laboratório de ensino na formação do professor de matemática; 10.Eressiely Batista Oliveira Conceição - Formação inicial de professores de matemática e que ensinam matemática; 11.Ermita do Amaral Rocha - O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental: mapeamento dos trabalhos publicados nas três últimas edições do EBEM; 12.Fabio Colins da Silva - O uso da calculadora na aprendizagem aritmética: uma análise de atividades em livros didáticos; 13.Gilda da Costa Aragao - Objetos ostensivos e não ostensivos presentes na abordagem de ângulos no livro didático de matemática “Vontade de saber - matemática” (7ºano); 14.Gustavo Henrique Lemos de Souza - Uso do modelo de análise didática do erro para propor metodologias ativas baseadas em problemas: uma proposta no ensino de cinética química; 15.Heloisa Tucci de Almeida - Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores de química; 16.Herica Janielli da Silva Limeira - Mapeamento dos três últimos encontros baianos de educação matemática: o que tem sido publicado sobre grandezas e medidas?; 17.Jamyle Paloma de Oliveira Pereira - O ensino e a aprendizagem da divisão: revisão bibliográfica; 18.Joao Paulo da Silva Moura - Metodologias ativas e atividades para o ensino de fungos; 19.João Justino Barbosa - O necessário diálogo entre a transdisciplinaridade e o ensino das ciências da natureza e matemática; 20.Jonatha Silva Rocha - O laboratório de matemática: tipologias e as ações didáticas associadas; 21.Jonatha Silva Rocha - O ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos através dos jogos; 22.Josean Santos Nascimento - Laboratórios de ciências na educação básica: análise e levantamento das unidades de ensino da Diretoria Regional de Educação - 02 do estado de Sergipe; 23.Julia Santos Pinto de Sousa - A educação inclusiva e o ensino de ciências: um panorama das produções científicas do ENPEC; 24.Julio Cesar Augusto do Valle - Os currículos e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da educação matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados; 25.Kymberli Francisca de Souza - Uma revisão bibliográfica sobre avaliação da aprendizagem no ensino de ciências: um foco na avaliação da experiência; 26.Leandro da Rocha Vieira - Aprendizagem de zoologia baseada em problemas; 27.Leticia Caetano da Silva - Capacitação docente – A química das nuvens: um estudo de caso; 28.Lucas Oliveira Barros Silva - Formação de professor de matemática: estágio em ensino de matemática realizado em consonância com o Programa Residência Pedagógica; 29.Luciene dos Santos Silva - Integração da educação financeira e educação socioemocional no ensino médio; 30.Luis Carlos Soares da Silva - O papel da educação científica na educação infantil: desafios e propostas; 31.Luiz Adolfo de Mello - Produzindo aprendizagem significativa através de jogos e simulação computacional – o caso do ensino de conceitos de hidrodinâmica; 32.Luiz Adolfo de Mello - Um estudo sobre 15 anos de publicações da RBEF no século XXI; 33.Manuela Machado dos Santos - O que dizem os alunos? A avaliação como estratégia para a autorregulação da aprendizagem em matemática; 34.Marcela Lima Santos - Uma análise praxeológica sobre perímetro e área: um estudo em dois livros didáticos de matemática do 6º ano do ensino fundamental; 35.Maria Flavia Melo dos Santos - Teorema de Tales de Mileto em relatórios de estágio supervisionado: uma análise praxeológica dos planos de aula; 36.Mateus Santos Angelo - O ensino de geometria no Brasil: uma abordagem histórica; 37.Mauro Sergio Silva de Abreu Junior - A horta como estratégia do ensino de geometria: contribuições para uma aprendizagem significativa; 38.Nailys Melo Sena Santos - Modelos epistemológicos de referência desenvolvidos na teoria antropológica do didático: um cenário das pesquisas brasileiras; 39.Renata Sa de Jesus Barbosa - Uma análise praxeológica dos elementos intuitivos em livros didáticos de matemática do 6º ano; 40.Romario Ribeiro da Silva - O ser pesquisador e a construção de uma revisão bibliográfica sobre STEM; 41.Silvania da Silva Costa - Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS; 42.Simone Damm Zogaib - Achadouros de uma geometria das crianças; 43.Suely Cristina Silva Souza - A contribuição do jogo da memória no ensino de matemática na educação infantil em uma escola do estado de Sergipe; 44.Viviane de Jesus Lisboa Aquino - O que os alunos compreendem ao iniciar um curso de matemática para o ensino médio I: a importância da avaliação diagnóstica;pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectCiências exataspor
dc.subjectCiências da naturezapor
dc.titleXIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 14 - Educação e ensino de matemática, ciências exatas e ciências da naturezapt_BR
dc.typeAnais completos de Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2020 - XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1Américo Junior Nunes da Silva - Laboratório de Educação matemática: que concepções sobre esse espaço de formação os estudantes concluintes de um curso de Matemática apresentam?617,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
2Bianca Freitas de Oliveira - Intervenção do Programa Residência Pedagógica: perímetro e área do retângulo através da construção de maquetes de um campo de futebol565,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
3Caroline Batista Silva de Souza - A produção científica sobre Natureza da Ciência (NdC) nos anais do ENPEC e EDUCON663,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
4Clebson Alexsandro Gama Cavalcanti - O papel benéfico das bactérias em cordel: rompendo paradigmas! Uma proposta interdisciplinar numa perspectiva interacionista577,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
5Clebson Jose dos Santos Silva - Formação do professor de matemática: relato de experiência da disciplina estágio supervisionado em Matematica I581,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
6Cristhian Isaac Amaral Santos - Percepção de alunos do 7º ano do ensino fundamental sobre impactos ambientais: o derramamento de óleo nas praias de Ilhéus/BA639,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
7Cristhian Lovis - Relação com o saber no ensino/educação matemática: um mapeamento na BDTD738,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
8Cristiane Johann Evangelista - Educação estatística e interdisciplinaridade: possibilidades para a formação de professores de matemática663,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
9Danielle Morais da Silva Antunes - O papel do laboratório de ensino na formação do professor de matemática649,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
10Eressiely Batista Oliveira Conceição - Formação inicial de professores de matemática e que ensinam matemática620,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
11Ermita do Amaral Rocha - O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental: mapeamento dos trabalhos publicados nas três últimas edições do EBEM671,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
12Fabio Colins da Silva - O uso da calculadora na aprendizagem aritmética: uma análise de atividades em livros didáticos628,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
13Gilda da Costa Aragao - Objetos ostensivos e não ostensivos presentes na abordagem de ângulos no livro didático de matemática “Vontade de saber - matemática” (7ºano)710,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
14Gustavo Henrique Lemos de Souza - Uso do modelo de análise didática do erro para propor metodologias ativas baseadas em problemas: uma proposta no ensino de cinética química680,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
15Heloisa Tucci de Almeida - Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores de química596,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
16Herica Janielli da Silva Limeira - Mapeamento dos três últimos encontros baianos de educação matemática: o que tem sido publicado sobre grandezas e medidas?642,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
17Jamyle Paloma de Oliveira Pereira - O ensino e a aprendizagem da divisão: revisão bibliográfica624,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
18Joao Paulo da Silva Moura - Metodologias ativas e atividades para o ensino de fungos640,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
19João Justino Barbosa - O necessário diálogo entre a transdisciplinaridade e o ensino das ciências da natureza e matemática611,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
20Jonatha Silva Rocha - O laboratório de matemática: tipologias e as ações didáticas associadas642,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
21Jonatha Silva Rocha - O ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos através dos jogos586,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
22Josean Santos Nascimento - Laboratórios de ciências na educação básica: análise e levantamento das unidades de ensino da Diretoria Regional de Educação - 02 do estado de Sergipe579,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
23Julia Santos Pinto de Sousa - A educação inclusiva e o ensino de ciências: um panorama das produções científicas do ENPEC633,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
24Julio Cesar Augusto do Valle - Os currículos e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da educação matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados675,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
25Kymberli Francisca de Souza - Uma revisão bibliográfica sobre avaliação da aprendizagem no ensino de ciências: um foco na avaliação da experiência629,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
26Leandro da Rocha Vieira - Aprendizagem de zoologia baseada em problemas726,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
27Leticia Caetano da Silva - Capacitação docente – A química das nuvens: um estudo de caso626,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
28Lucas Oliveira Barros Silva - Formação de professor de matemática: estágio em ensino de matemática realizado em consonância com o Programa Residência Pedagógica616,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
29Luciene dos Santos Silva - Integração da educação financeira e educação socioemocional no ensino médio626,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
30Luis Carlos Soares da Silva - O papel da educação científica na educação infantil: desafios e propostas625,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
31Luiz Adolfo de Mello - Produzindo aprendizagem significativa através de jogos e simulação computacional – o caso do ensino de conceitos de hidrodinâmica659,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
32Luiz Adolfo de Mello - Um estudo sobre 15 anos de publicações da RBEF no século XXI756,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
33Manuela Machado dos Santos - O que dizem os alunos? A avaliação como estratégia para a autorregulação da aprendizagem em matemática597,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
34Marcela Lima Santos - Uma análise praxeológica sobre perímetro e área: um estudo em dois livros didáticos de matemática do 6º ano do ensino fundamental682,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
35Maria Flavia Melo dos Santos - Teorema de Tales de Mileto em relatórios de estágio supervisionado: uma análise praxeológica dos planos de aula637,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
36Mateus Santos Angelo - O ensino de geometria no Brasil: uma abordagem histórica593,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
37Mauro Sergio Silva de Abreu Junior - A horta como estratégia do ensino de geometria: contribuições para uma aprendizagem significativa640,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
38Nailys Melo Sena Santos - Modelos epistemológicos de referência desenvolvidos na teoria antropológica do didático: um cenário das pesquisas brasileiras663,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
39Renata Sa de Jesus Barbosa - Uma análise praxeológica dos elementos intuitivos em livros didáticos de matemática do 6º ano623,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
40Romario Ribeiro da Silva - O ser pesquisador e a construção de uma revisão bibliográfica sobre STEM626,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
41Silvania da Silva Costa - Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS644,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
42Simone Damm Zogaib - Achadouros de uma geometria das crianças705,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
43Suely Cristina Silva Souza - A contribuição do jogo da memória no ensino de matemática na educação infantil em uma escola do estado de Sergipe597,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
44Viviane de Jesus Lisboa Aquino - O que os alunos compreendem ao iniciar um curso de matemática para o ensino médio I: a importância da avaliação diagnóstica546,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.