Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8988
Document Type: | Anais completos de Eventos |
Title: | IX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 18 - Formação de professores. Memórias e narrativas |
Other Titles: | Adriana Demite Stephani - Formação de professores leitores em cursos do Plano Nacional De Formação de Professores Da Educação Básica (PARFOR): memórias de leitura Alles Lopes de Aquino - A escrita de relatos de experiência como instrumento de reflexão da prática de formadores do pacto nacional pela alfabetização na idade certa do município de Fortaleza Ana Caroline Marino Araujo - O brincar na formação de professores do PNAIC: um caminho para uma prática pedagógica significativa Ana Paula Araújo da Silva - Educação versus políticas públicas Ana Paula Rodrigues Alves Santos - Os pentaminós utilizados como ferramenta didática: uma aplicação da sequência Fedathi Andreia Reis Fontes - Estágio docente e ensino de geografia: o percurso essencial na formação do professor Andressa Rodrigues dos Santos - Práticas como componentes curriculares e avaliação na formação de professores de biologia: um estudo a partir do projeto pedagógico de curso Andresso Marques Torres - Antes, durante e depois: os processos constitutivos da prática pedagógica e os desafios de ser professor na contemporaneidade Andresso Marques Torres - De volta ao passado: trajetórias de sertanejos ao perseguirem sua formação professoral Antonia Givaldete da Silva - Prática docente: um olhar para o professor pesquisador Bruna Vasconcelos de Santana - Faltava uma pedra no meu caminho: a história da leitura na minha vida Cenilza Pereira dos Santos - Cultura profissonal dos professores: saberes e fazeres da profissão Clivio Pimentel Junior - Manifestações da professoralidade nas narrativas de professores em exercício: ressonâncias no ensino de ciências Cristiane Simões Oliveira - Formação docente: o professor como profissional reflexivo Divanir Maria de Lima - Retalhos de um itinerário formativo: (des)caminhos Edson Carvalho Guedes - Competências ético-pedagógicas na relação professor-aluno Elaine dos Reis Soeira - Representações sobre estágio supervisionado – um estudo com licenciandos de letras e matemática Elaine dos Reis Soeira - Os sentidos do pibid para a formação docente: uma análise das representações dos licenciandos dos cursos de letras/português e ciências biológicas a distância de uma IES Eliane Vasconcelos Oliveira - Educar com as tecnologias: outros tempos, outros espaços, outros saberes Elisama Bezerra Cavalcanti - A politicidade da educação: uma contribuição teórica e didático-pedagógica de Paulo Freire ao processo ensino-aprendizagem Fabrício Oliveira da Silva - O cotidiano escolar como lócus da produção da identidade docente no PIBID Flávio Muniz Chaves - A monitoria no curso de pedagogia da UFC: narrativas, percursos e intinerários históricos na formação docente Francisco José de Lima - A reciprocidade da formação no contexto do PIBID: licenciandos e professores supervisores em relação Gilvania Andrade do Nascimento - A faculdade de ciências econômicas: um breve olhar sobre o curso de ciências contábeis (1956 –1971) Gilvania Andrade do Nascimento - De repente professor: uma análise acerca da formação e construção da identidade do professor de contabilidade no estado de Sergipe ( 1956- 1971) Givaldo Santos Sena - Implementação de prevenção do uso de drogas no currículo escolar: prevenção sobre as drogas Gracy Kelle da Silva Santos - O estágio supervisionado na formação pedagógica do professor de matemática Guilhermina Elisa Bessa da Costa - Formação de professores e a aprendizagem de libras: caminhos possíveis para a aquisição do conhecimento Hugo Gabriel da Silva Mota - O professor de geografia e sua relação com o livro didático Isabela Gonçalves de Menezes - Formação escolar e práticas docentes: memórias e narrativas Isabela Santos Albuquerque - A importância do estágio supervisionado na formação de professores: uma análise a partir da experiência do curso de licenciatura em geografia do IFBA Ivana Conceição de Deus Nogueira - Narrativa de educadoras acerca de suas práticas na educação infantil Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho - A formação do professor e sua relação com o saber na sociedade contemporânea Jordana Wruck Timm - A história oral como caminho metodológico: experiências de professoras em formação sobre pesquisas na educação superior e ensino fundamental José Américo Santos Menezes - As dificuldades e desafios de jovens professores de educação física: o que enfrentam os docentes em início de carreira no estado de Sergipe? José Rodrigues da Silva Filho - A investigação-ação na promoção da reflevidade de coordenadores pedagógicos e professores Joseane Patricia dos Santos - Narrativas da prática pedagógica dos docentes do curso de pedagogia Josefa Jeane Santos de Oliveira - Contador de histórias: desafios para a formação de professor/a de pedagogia Josefa Jeane Santos de Oliveira - Planejamento escolar sobre gestão democrática na formação de professor/a: eis a questão Kaique Bruno Santana Botelho - A interdisciplinaridade e as tecnologias digitais no ensino de matemática: uma ressignificação de conceitos.resumo o presente trabalho visa discutir, em linhas gerais, acerca da interdisciplinaridade Luciene Costa Santana da Cunha - Mediação entre conhecimento científico e conhecimento cotidiano na escola: importância na relação professor-aluno Luciene Souza Santos - A Emília que mora em cada um de nós: constituição do “pedagogo-contador de histórias” Luiz Sanches Neto - Redes colaborativas de professores-pesquisadores como comunidades que compartilham saberes: contribuições à educação física escolar Luzinete Rosa dos Santos - Fazer-se assistente social docente pelas experiências vividas: ensaios sobre memórias e narrativas Margareth da Conceição Almeida de Araújo - Os desafios da formação continuada dos docentes do juvenil para e na EJA Maria Auxiliadora Cerqueira Wanderley - Formação literária do professor em relatos Maria da Anunciação Conceição Silva - Valente é o mar bravo é siri a consciência racial como empedramento pedagógico nos cursos de licenciatura Maria Nélia Helcias Moura Vasconcelos - O PNAIC e sua atuação na formação dos professores alfabetizadores: uma visão a partir dos coordenadores municipais e professores orientadores de estudo – Polo de Sobral – CE Maria Rita de Cássia Rodrigues - Narrando a história das descobertas com leitura e da escrita na minha vida Marilene Sacramento Miranda - Como e porque aprendi ler os gêneros acadêmicos Mariza Pinto Freitas de Jesus - A formação continuada de professores iniciantes em serviço: uma ação possível Mariza Pinto Freitas de Jesus - O papel formativo do coordenador pedagógico: tensões, desafios e possibilidades Maryluze Souza Santos Siqueira - Formação continuada do professor alfabetizador: PNAIC - O Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa Priscylla Karoline de Menezes - A formação docente para a atuação com jovens escolares: a necessidade de pensar os diferentes contextos Rejane de Oliveira Alves - O inédito-viável na formação continuada de professores da educação de jovens e adultos Rejane Maria de Araújo Lira - Formação continuada de professores: entre lemas e dilemas, uma proposta concreta Rosana Aparecida Ferreira Pontes - Crônicas pedagógicas: a importância da prática da escrita na (trans)formação de professores Rosana Carla do Nascimento Givigi - A relação teoria x prática no processo formativo de professores na perspectiva inclusiva Rosângela Bastos Oliveira - Alfabetização cartográfica e processo formativo Rosângela Bastos Oliveira - Alfabetização cartográfica e processo formativo Roseane Borges da Silva - Um mapeamento dos professores de matemática do município de São Raimundo Nonato-PI Rosemary Santos - Formação de professor e uma proposta pedagógica inclusiva na perspectiva de duas escolas públicas em Sergipe Rúbia Mara de Sousa Lapa Cunha - Novos olhares sobre as atividades formativas das professoras normalistas Samira Cristina de Santana Pena - Características das políticas atuais para a formação de professores de ciências Simone Silva da Fonseca - Algumas percepções sobre os avanços e efeitos da formação inicial em serviço do/a professor/a de matemática Stephanie Silva Weigel Gomes - Identidade profissional e trabalho docente: o que dizem os professores dos cursos de licenciatura do IFAL Suellen Claudia de Barros - Vivendo a práxis: qual a importância da disciplina estágio supervisionado para a formação inicial docente no curso de licenciatura em ciências biológicas? Tarcyla Coelho de Souza Marinho - Sentidos atribuídos por alfabetizadores à formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa Thiago da Silva Melo - Formação docente na diversidade etnico-racial Vera Lucia Pontes dos Santos - Formação continuada de docentes e interação online Vinicius Silva Santos - Histórias de vida e narrativas docentes: memórias, sentidos e dilemas da profissionalização |
Issue Date: | Sep-2015 |
Keywords: | Educação Formação de professores Memória Narrativas |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 1982-3657 |
Is part of: | Anais do X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citation: | COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 9., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2015. Disponível em: <http://educonse.com.br/ixcoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 21set. 2018. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8988 |
Appears in Collections: | Anais 2015 - IX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Files in This Item:
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.