Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8988
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: IX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 18 - Formação de professores. Memórias e narrativas
Other Titles: Adriana Demite Stephani - Formação de professores leitores em cursos do Plano Nacional De Formação de Professores Da Educação Básica (PARFOR): memórias de leitura
Alles Lopes de Aquino - A escrita de relatos de experiência como instrumento de reflexão da prática de formadores do pacto nacional pela alfabetização na idade certa do município de Fortaleza
Ana Caroline Marino Araujo - O brincar na formação de professores do PNAIC: um caminho para uma prática pedagógica significativa
Ana Paula Araújo da Silva - Educação versus políticas públicas
Ana Paula Rodrigues Alves Santos - Os pentaminós utilizados como ferramenta didática: uma aplicação da sequência Fedathi
Andreia Reis Fontes - Estágio docente e ensino de geografia: o percurso essencial na formação do professor
Andressa Rodrigues dos Santos - Práticas como componentes curriculares e avaliação na formação de professores de biologia: um estudo a partir do projeto pedagógico de curso
Andresso Marques Torres - Antes, durante e depois: os processos constitutivos da prática pedagógica e os desafios de ser professor na contemporaneidade
Andresso Marques Torres - De volta ao passado: trajetórias de sertanejos ao perseguirem sua formação professoral
Antonia Givaldete da Silva - Prática docente: um olhar para o professor pesquisador
Bruna Vasconcelos de Santana - Faltava uma pedra no meu caminho: a história da leitura na minha vida
Cenilza Pereira dos Santos - Cultura profissonal dos professores: saberes e fazeres da profissão
Clivio Pimentel Junior - Manifestações da professoralidade nas narrativas de professores em exercício: ressonâncias no ensino de ciências
Cristiane Simões Oliveira - Formação docente: o professor como profissional reflexivo
Divanir Maria de Lima - Retalhos de um itinerário formativo: (des)caminhos
Edson Carvalho Guedes - Competências ético-pedagógicas na relação professor-aluno
Elaine dos Reis Soeira - Representações sobre estágio supervisionado – um estudo com licenciandos de letras e matemática
Elaine dos Reis Soeira - Os sentidos do pibid para a formação docente: uma análise das representações dos licenciandos dos cursos de letras/português e ciências biológicas a distância de uma IES
Eliane Vasconcelos Oliveira - Educar com as tecnologias: outros tempos, outros espaços, outros saberes
Elisama Bezerra Cavalcanti - A politicidade da educação: uma contribuição teórica e didático-pedagógica de Paulo Freire ao processo ensino-aprendizagem
Fabrício Oliveira da Silva - O cotidiano escolar como lócus da produção da identidade docente no PIBID
Flávio Muniz Chaves - A monitoria no curso de pedagogia da UFC: narrativas, percursos e intinerários históricos na formação docente
Francisco José de Lima - A reciprocidade da formação no contexto do PIBID: licenciandos e professores supervisores em relação
Gilvania Andrade do Nascimento - A faculdade de ciências econômicas: um breve olhar sobre o curso de ciências contábeis (1956 –1971)
Gilvania Andrade do Nascimento - De repente professor: uma análise acerca da formação e construção da identidade do professor de contabilidade no estado de Sergipe ( 1956- 1971)
Givaldo Santos Sena - Implementação de prevenção do uso de drogas no currículo escolar: prevenção sobre as drogas
Gracy Kelle da Silva Santos - O estágio supervisionado na formação pedagógica do professor de matemática
Guilhermina Elisa Bessa da Costa - Formação de professores e a aprendizagem de libras: caminhos possíveis para a aquisição do conhecimento
Hugo Gabriel da Silva Mota - O professor de geografia e sua relação com o livro didático
Isabela Gonçalves de Menezes - Formação escolar e práticas docentes: memórias e narrativas
Isabela Santos Albuquerque - A importância do estágio supervisionado na formação de professores: uma análise a partir da experiência do curso de licenciatura em geografia do IFBA
Ivana Conceição de Deus Nogueira - Narrativa de educadoras acerca de suas práticas na educação infantil
Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho - A formação do professor e sua relação com o saber na sociedade contemporânea
Jordana Wruck Timm - A história oral como caminho metodológico: experiências de professoras em formação sobre pesquisas na educação superior e ensino fundamental
José Américo Santos Menezes - As dificuldades e desafios de jovens professores de educação física: o que enfrentam os docentes em início de carreira no estado de Sergipe?
José Rodrigues da Silva Filho - A investigação-ação na promoção da reflevidade de coordenadores pedagógicos e professores
Joseane Patricia dos Santos - Narrativas da prática pedagógica dos docentes do curso de pedagogia
Josefa Jeane Santos de Oliveira - Contador de histórias: desafios para a formação de professor/a de pedagogia
Josefa Jeane Santos de Oliveira - Planejamento escolar sobre gestão democrática na formação de professor/a: eis a questão
Kaique Bruno Santana Botelho - A interdisciplinaridade e as tecnologias digitais no ensino de matemática: uma ressignificação de conceitos.resumo o presente trabalho visa discutir, em linhas gerais, acerca da interdisciplinaridade
Luciene Costa Santana da Cunha - Mediação entre conhecimento científico e conhecimento cotidiano na escola: importância na relação professor-aluno
Luciene Souza Santos - A Emília que mora em cada um de nós: constituição do “pedagogo-contador de histórias”
Luiz Sanches Neto - Redes colaborativas de professores-pesquisadores como comunidades que compartilham saberes: contribuições à educação física escolar
Luzinete Rosa dos Santos - Fazer-se assistente social docente pelas experiências vividas: ensaios sobre memórias e narrativas
Margareth da Conceição Almeida de Araújo - Os desafios da formação continuada dos docentes do juvenil para e na EJA
Maria Auxiliadora Cerqueira Wanderley - Formação literária do professor em relatos
Maria da Anunciação Conceição Silva - Valente é o mar bravo é siri a consciência racial como empedramento pedagógico nos cursos de licenciatura
Maria Nélia Helcias Moura Vasconcelos - O PNAIC e sua atuação na formação dos professores alfabetizadores: uma visão a partir dos coordenadores municipais e professores orientadores de estudo – Polo de Sobral – CE
Maria Rita de Cássia Rodrigues - Narrando a história das descobertas com leitura e da escrita na minha vida
Marilene Sacramento Miranda - Como e porque aprendi ler os gêneros acadêmicos
Mariza Pinto Freitas de Jesus - A formação continuada de professores iniciantes em serviço: uma ação possível
Mariza Pinto Freitas de Jesus - O papel formativo do coordenador pedagógico: tensões, desafios e possibilidades
Maryluze Souza Santos Siqueira - Formação continuada do professor alfabetizador: PNAIC - O Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa
Priscylla Karoline de Menezes - A formação docente para a atuação com jovens escolares: a necessidade de pensar os diferentes contextos
Rejane de Oliveira Alves - O inédito-viável na formação continuada de professores da educação de jovens e adultos
Rejane Maria de Araújo Lira - Formação continuada de professores: entre lemas e dilemas, uma proposta concreta
Rosana Aparecida Ferreira Pontes - Crônicas pedagógicas: a importância da prática da escrita na (trans)formação de professores
Rosana Carla do Nascimento Givigi - A relação teoria x prática no processo formativo de professores na perspectiva inclusiva
Rosângela Bastos Oliveira - Alfabetização cartográfica e processo formativo
Rosângela Bastos Oliveira - Alfabetização cartográfica e processo formativo
Roseane Borges da Silva - Um mapeamento dos professores de matemática do município de São Raimundo Nonato-PI
Rosemary Santos - Formação de professor e uma proposta pedagógica inclusiva na perspectiva de duas escolas públicas em Sergipe
Rúbia Mara de Sousa Lapa Cunha - Novos olhares sobre as atividades formativas das professoras normalistas
Samira Cristina de Santana Pena - Características das políticas atuais para a formação de professores de ciências
Simone Silva da Fonseca - Algumas percepções sobre os avanços e efeitos da formação inicial em serviço do/a professor/a de matemática
Stephanie Silva Weigel Gomes - Identidade profissional e trabalho docente: o que dizem os professores dos cursos de licenciatura do IFAL
Suellen Claudia de Barros - Vivendo a práxis: qual a importância da disciplina estágio supervisionado para a formação inicial docente no curso de licenciatura em ciências biológicas?
Tarcyla Coelho de Souza Marinho - Sentidos atribuídos por alfabetizadores à formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa
Thiago da Silva Melo - Formação docente na diversidade etnico-racial
Vera Lucia Pontes dos Santos - Formação continuada de docentes e interação online
Vinicius Silva Santos - Histórias de vida e narrativas docentes: memórias, sentidos e dilemas da profissionalização
Issue Date: Sep-2015
Keywords: Educação
Formação de professores
Memória
Narrativas
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 9., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2015. Disponível em: <http://educonse.com.br/ixcoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 21set. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8988
Appears in Collections:Anais 2015 - IX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formacao_de_professores_leitores_em_cursos_do_plano_nacional.pdf308,83 kBAdobe PDFView/Open
A_escrita_de_relatos_de_experiencia_como_instrumento_de_reflexao.pdf271,3 kBAdobe PDFView/Open
O_brincar_na_formacao_de_professores_do_pnaic_um_caminho.pdf259,22 kBAdobe PDFView/Open
Educacao_versus_politicas_publicas.pdf220,42 kBAdobe PDFView/Open
Os_pentaminos_utilizados_como_ferramenta_didatica_uma_aplicacao.pdf284,39 kBAdobe PDFView/Open
Estagio_docente_e_ensino_de_geografia_o_percurso_essencial.pdf312,58 kBAdobe PDFView/Open
Praticas_como_componentes_curriculares_e_avaliacao_na_formacao.pdf274,42 kBAdobe PDFView/Open
Antes_durante_e_depois_os_processos_constitutivos_da_pratica.pdf261,28 kBAdobe PDFView/Open
De_volta_ao_passado_trajetorias_de_sertanejos_ao_perseguirem.pdf255,76 kBAdobe PDFView/Open
Pratica_docente_um_olhar_para_o_professor_pesquisador.pdf270,67 kBAdobe PDFView/Open
Faltava_uma_pedra_no_meu_caminho_a_historia_da_leitura_na_minha.pdf240,45 kBAdobe PDFView/Open
Cultura_profissonal_dos_professores_saberes_e_fazeres_da_profissao.pdf247,13 kBAdobe PDFView/Open
Manifestacoes_da_professoralidade_nas_narrativas_de_professores.pdf315,29 kBAdobe PDFView/Open
Formacao_docente_o_professor_como_profissional_reflexivo.pdf228,45 kBAdobe PDFView/Open
Retalhos_de_um_itinerario_formativodescaminhos.pdf306,18 kBAdobe PDFView/Open
Competencias_eticopedagogicas_na_relacao_professor-aluno.pdf282,85 kBAdobe PDFView/Open
Representacoes_sobre_estagio_supervisionado_um_estudo_com_licenciandos.pdf256,99 kBAdobe PDFView/Open
Os_sentidos_do_pibid_para_a_formacao_docente_uma_analise_das.pdf221,56 kBAdobe PDFView/Open
Educar_com_as_tecnologias_outros_tempos_outros_espacos_outros_saberes.pdf257,49 kBAdobe PDFView/Open
A_politicidade_da_educacao_uma_contribuicao_teorica_e_didatico.pdf287,89 kBAdobe PDFView/Open
O_cotidiano_escolar_como_locus_da_producao_da_identidade_docente.pdf309,28 kBAdobe PDFView/Open
A_monitoria_no_curso_de_pedagogia_da_ufc_narrativas_percursos.pdf248,62 kBAdobe PDFView/Open
A_reciprocidade_da_formacao_no_contexto_do_pibid_licenciandos.pdf311,43 kBAdobe PDFView/Open
A_faculdade_de_ciencias_economicas_um_breve_olhar_sobre_o_curso.pdf288,08 kBAdobe PDFView/Open
De_repente_professor_uma_analise_acerca_da_formacao_e_construcao.pdf323,43 kBAdobe PDFView/Open
O_estagio_supervisionado_na_formacao_pedagogica_do_professor.pdf225,84 kBAdobe PDFView/Open
Formacao_de_professores_e_a_aprendizagem_de_libras_caminhos.pdf312,95 kBAdobe PDFView/Open
O_professor_de_geografia_e_sua_relacao_com_o_livro_didatico.pdf330,13 kBAdobe PDFView/Open
Formacao_escolar_e_praticas_docentes_memorias_e_narrativas.pdf270,7 kBAdobe PDFView/Open
A_importancia_do_estagio_supervisionado_na_formacao_de_professores.pdf241,67 kBAdobe PDFView/Open
Narrativas_de_educadoras_acerca_de_suas_praticas_na_educacao_infantil.pdf236,08 kBAdobe PDFView/Open
A_formacao_do_professor_e_sua_relacao_com_o_saber_na_sociedade.pdf234,6 kBAdobe PDFView/Open
A_historia_oral_como_caminho_metodologico_experiencias_de_professoras.pdf256,72 kBAdobe PDFView/Open
As_dificuldades_e_desafios_de_jovens_professores_de_educacao_fisica.pdf292,07 kBAdobe PDFView/Open
A_investigacaoacao_na_promocao_da_reflevidade_de_coordenadores.pdf291,14 kBAdobe PDFView/Open
Narrativas_da_pratica_pedagogica_dos_docentes_do_curso_de_pedagogia.pdf335,7 kBAdobe PDFView/Open
A_interdisciplinaridade_e_as_tecnologias_digitais_no_ensino_de_matematica.pdf212,54 kBAdobe PDFView/Open
Mediacao_entre_conhecimento_cientifico_e_conhecimento_cotidiano.pdf273,53 kBAdobe PDFView/Open
E_Emilia_que_mora_em_cada_um_de_nos_constituicao_do_pedagogo-contador.pdf267,62 kBAdobe PDFView/Open
Redes_colaborativas_de_professorespesquisadores_como_comunidades.pdf333,33 kBAdobe PDFView/Open
Fazerse_assistente_social_docente_pelas_experiencias_vividas_ensaios.pdf276,15 kBAdobe PDFView/Open
Os_desafios_da_formacao_continuada_dos_docentes_do_juvenil.pdf240,56 kBAdobe PDFView/Open
Formacao_literaria_do_professor_em_relatos.pdf217,39 kBAdobe PDFView/Open
Valente_e_o_mar_bravo_e_siri_a_consciencia_racial_como_empedramento.pdf280,74 kBAdobe PDFView/Open
O_pnaic_e_sua_atuacao_na_formacao_dos_professores_alfabetizadores.pdf237,38 kBAdobe PDFView/Open
Narrando_a_historia_das_descobertas_com_leitura_e_da_escrita.pdf209,55 kBAdobe PDFView/Open
Como_e_porque_aprendi_ler_os_generos_academicos.pdf249,92 kBAdobe PDFView/Open
A_formacao_continuada_de_professores_iniciantes_em_servico.pdf291,01 kBAdobe PDFView/Open
O_papel_formativo_do_coordenador_pedagogico_tensoes_desafios.pdf228,75 kBAdobe PDFView/Open
Formacao_continuada_do_professor_alfabetizador_pnaic_o_pacto.pdf277,21 kBAdobe PDFView/Open
A_formacao_docente_para_a_atuacao_com_jovens_escolares_a_necessidade.pdf254,56 kBAdobe PDFView/Open
O_ineditoviavel_na_formacao_continuada_de_professores_da_educacao.pdf237,62 kBAdobe PDFView/Open
Formacao_continuada_de_professores_entre_lemas_e_dilemas_uma_proposta.pdf274,87 kBAdobe PDFView/Open
Cronicas_pedagogicas_a_importancia_da_pratica_da_escrita_na_trans-formacao.pdf255,5 kBAdobe PDFView/Open
A_relacao_teoria_x_pratica_no_processo_formativo_de_professores.pdf260,87 kBAdobe PDFView/Open
Alfabetizacao_cartografica_e_processo_formativo.pdf270,16 kBAdobe PDFView/Open
O_ensino_e_aprendizagem_da_lingua_inglesa_numa_perspectiva.pdf271,66 kBAdobe PDFView/Open
Um_mapeamento_dos_professores_de_matematica_do_municipio_de_sao_raimundo.pdf288,05 kBAdobe PDFView/Open
Formacao_de_professor_e_uma_proposta_pedagogica_inclusiva.pdf234,76 kBAdobe PDFView/Open
Novos_olhares_sobre_as_atividades_formativas_das_professoras.pdf303,82 kBAdobe PDFView/Open
Caracteristicas_das_politicas_atuais_para_a_formacao_de_professores.pdf266,91 kBAdobe PDFView/Open
Algumas_percepcoes_sobre_os_avancos_e_efeitos_da_formacao_inicial.pdf279,6 kBAdobe PDFView/Open
Identidade_profissional_e_trabalho_docente_o_que_dizem_os_professores.pdf259,87 kBAdobe PDFView/Open
Vivendo_a_praxis_qual_a_importancia_da_disciplina_estagio_supervisionado.pdf297,45 kBAdobe PDFView/Open
Sentidos_atribuidos_por_alfabetizadores_a_formacao_do_pacto_nacional.pdf259,8 kBAdobe PDFView/Open
Formacao_docente_na_diversidade_etnicoracial.pdf247,85 kBAdobe PDFView/Open
Formacao_continuada_de_docentes_e_interacao_online.pdf399,9 kBAdobe PDFView/Open
Historias_de_vida_e_narrativas_docentes_memorias_sentidos_e_dilemas.pdf289,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.