Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9504
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 20 - Educação e ensino de matemática, ciências exatas e ciências da natureza
Other Titles: • Ágata Laisa Laremberg Alves Neves - A utilização de jogos didáticos na visão dos professores de ciências da educação de jovens e adultos
• Alan Marcos Silva de Rezende - O projeto de extensão laboratório itinerante para o ensino de matemática como uma forma de aproximação entre a formação inicial e a escola
• Alan Marcos Silva de Rezende - Equação do 2º grau como tema norteador para elaboração de um projeto didático
• Alex Ribeiro de Souza - Programa Mais Educação: a disciplina matemática sobre a perspectiva de educação integral
• Alexsandra de Sousa Silva Calherani - Utilizando vivências do cotidiano na aprendizagem dos conceitos matemáticos no primeiro ano do ensino fundamental
• Aline Alves Costa - Resolução de problemas geométricos: as estratégias adotadas por alunos aracajuanos dos anos finais do ensino fundamental
• Aline de Oliveira Santos - A importância da tecnologia da informação e comunicação no ensino de química
• Anderson de Oliveira Santos - O que dizem os autores de dois livros didáticos de química? uma análise comparativa entre o guia-edital PNLD 2012 e autores
• André Luiz Barbosa da Silva - Exame Nacional do Ensino Médio e química: a contextualização em perspectiva uma análise histórica
• Angélica Suelle França de Andrade Monteiro - Reflexos dos paradigmas da ciência sobre o processo de ensino-aprendizagem: percepções de estudantes de biologia sobre o diabetes mellitus
• Anne Alilma Silva Souza Ferrete - Análise sobre a prática do ensino de matemática do curso integrado em edificações do campus Aracaju/IFS em relação à pedagogia histórico-crítica
• Antonio Hamilton dos Santos - Temas geradores no ensino de química
• Antonio Jailson dos Santos Fonseca - Análise combinatória como objeto de investigação em educação matemática: uma revisão
• Ariadne Rodrigues de Andrade - Análise dos trabalhos que discutem a temática saber docente, publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)
• Bernadete Fernandes de Araújo - "Bob Esponja o filme”: atividade facilitadora no ensino-aprendizagem de ciências
• Bruna Gomes Correia - Estratégias metodológicas utilizadas por professores de ciências e biologia das escolas públicas estaduais de Girau Do Ponciano-AL
• Bruno dos Santos Andrade - O enfoque CTSA no ensino fundamental: um relato de experiência no ensino de ciências
• Camilla Silen de Almeida - Metodologia em Educação Ambiental (EA): seleção de estratégias didáticas a partir da compreensão dos alunos sobre o ambiente estuarino do entorno de sua comunidade
• Carla Camargo da Fonseca - O ensino da matemática nos anos inicias da educação básica
• Carloney Alves de Oliveira - Da teoria à prática: oficinas matemáticas na formação do pedagogo
• Cléber Thiers da Silva Nunes - O laboratório didático no planejamento das aulas: uma reflexão acerca da formação inicial
• Daniela Barbosa Cavalcante - Diagnóstico da utilização do laboratório nas aulas de biologia das escolas estaduais de ensino médio de Arapiraca-AL
• Danilo Messias Nascimento e Santos - Um livro didático de matemática: probabilidade e combinatória
• Danilo Messias Nascimento e Santos - Um livro didático de matemática: estatística
• Denize da Silva Souza - Praxeologias do objeto circunferência e círculo apresentadas no livro didático “a conquista da matemática”
• Elisângela Silva Leite - Análise das condições de trabalho dos professores de ciências do 5° ano nas escolas municipais da rede pública de Arapiraca – AL
• Elisânia Santana de Oliveira - A resolução de problemas como uma ferramenta para o ensino de matemática em uma turma de curso técnico e integrado em manutenção e suporte em informática
• Elvia Jéssica da Silva Oliveira - Avaliação das espigas de milho nas feiras livres como estratégia de ensino e aprendizagem em biologia
• Érika de Sousa Santos - Dificuldade de concentração na aprendizagem em matemática (análise sobre a opinião do aluno vs professor)
• Everaldo Pinto Fontes - Análise do livro didático química na abordagem do cotidiano
• Everton da Paz Santos - A utilização do livro didático química cidadã na formação inicial de professores: um relato de experiência do estágio supervisionado
• Filipe Mendes Freire de Carvalho - O ensino de ciências para a educação de jovens e adultos no ensino fundamental: reflexões iniciais
• Flávia Oliveira Barreto da Silva - O processo de construção de uma identidade curricular: reflexões sobre a formação dos futuros professores de matemática
• Franckline Juliana Alves de Jesus - Uma reflexão sobre a resolução de problemas como eixo norteador do projeto laboratório itinerante para o ensino de matemática
• Georgiane Amorim Silva - Contribuições do construtivismo e da história da matemática para o ensino de matemática
• Gisele Lemos Shaw - Curriculo de matemática e a formação do professor para uso das TIC: o caso do curso de matemática da Uneb Campus VII
• Glaucia Bomfim Barbosa Barreto - O livro didático de ciências: uma análise da obra ciências: saber e fazer
• Gracineide Barros Santos - A sequência didática e a interdisciplinaridade no ensino de ciências
• Grayce Kelly Alves Santos - Leis de Newton: uma análise em dois livros do PNLD 2012
• Hélio Magno Nascimento dos Santos - A construção do conhecimento químico através da leitura e discussão de textos abordados no livro didático
• Hélio Magno Nascimento dos Santos - A experimentação no ensino da ciência química: possibilidades e realidades pedagógicas
• Heloísa Helena Silva - Análise do livro didático: coleção novo olhar - matemática com PNLD-em 2012
• Hérica dos Santos Matos - Análise da coleção do livro didático para educação de jovens e adultos: o ensino de matemática
• Ildema Gomes Aragão - Um breve olhar sobre o livro didático de matemática
• Isabel Santana Santos - Concepção de educação ambiental presente na prática pedagógica dos professores da escola pública municipal de Itabaiana/SE
• Isabela Santos Correia Rosa - Pesquisas com enfoque CTS(a) no Brasil: uma análise preliminar das dissertações na área de ciências e biologia
• Isabella Tatyane de Lima Souza - Avaliação das espigas de milho nas feiras livres como estratégia de ensino e aprendizagem em biologia
• Ivanete Batista dos Santos - REVIMAT: de um projeto de extensão a um projeto de pesquisa para a formação do professor de matemática
• Jefferson Silva Costa - Percepção de estudantes de nível fundamental sobre cientistas: um estudo de caso
• Jefferson Silva Costa - Alfabetização/educação científica e o ensino de ciências: uma união para transpor visões equivocadas de ciência
• Jéssica Cravo Santos - A presença da história da matemática em dois livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático 2012: um estudo comparativo
• José Carlos Santos de Menezes - Projeto interdisciplinar no ensino de ciências: uma proposta para o ensino CTS a partir das plantas medicinais
• José Roberto Cardoso Meireles - o discurso da natureza das ciências nos cursos de graduação em ciências biológicas das universidades estaduais da Bahia
• José Wildson dos Santos - Avaliação física: possibilidades de utilização pelos profissionais de educação física
• Josias Pedro da Silva - O trabalho com história da matemática no contexto de escolas do campo: uma articulação entre os campos
• Juliana Pires da Silva - A relação com o saber e a didática da matemática: algumas aproximações
• Kelly Amorim Gomes - Planejamento de práticas docentes na educação de jovens e adultos: intervenções matemáticas a partir das vivências e experiências de vida dos alunos
• Leonardo Ferreira de Almeida - História e filosofia da ciência no ensino de biologia: contribuições dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio
• Leonardo Ferreira de Almeida - A abordagem histórica e filosófica da ciência no projeto pedagógico do curso de licenciatura em ciências biológicas da UFS: visões de docentes universitários
• Leonardo Ferreira de Almeida - História e filosofia da ciência na séries iniciais da educação básica: orientações dos PCN para o ensino fundamental
• Liliane Oliveira de Brito - Filmes infantis no ensino de ciências sob a perspectiva da sequência didática para as séries iniciais
• Liliane Oliveira de Brito - Material dourado: um rico instrumento pedagógico para construção do conceito de números nos primeiros anos do ensino fundamental
• Liliane Oliveira de Brito - Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental
• Limber Patric Santos Leal - Ensino de química: o uso do jogo didático com hidrocarbonetos
• Luciene Costa Santana da Cunha - Dificuldades na aprendizagem no ensino de biologia
• Luiz Alberto Barros Freitas - Análise da utilização de uma hipermídia como estratégia didática na abordagem do conteúdo de ligações químicas
• Luzia Cristina de Melo Santos Galvão - O processo de aprendizagem segundo as concepções de professores de ciências e biologia da rede estadual de ensino no município de Aracaju- SE
• Maiara Fernanda Souza Pinto - Oficinas temáticas contribuindo para a motivação do aprendizado de química
• Maria Luzia dos Santos - Uma análise de livros didáticos: alguns conteúdos matemáticos
• Maria São Pedro Barreto Matos - A curiosidade e o conhecimento: a praxiologia em debate
• Milkellyne Lima da Silva Lisboa - Concepções prévias de professores de química sobre a ótica da utilização do jogo bingo para o ensino de nomenclatura de ácidos e bases inorgânicas
• Milkellyne Lima da Silva Lisboa - Análise do uso de analogias acerca do conteúdo de modelos atômicos em livros didáticos do ensino médio de química
• Mirleide Andrade Silva - Uma análise das estratégias utilizadas pelos alunos do 8º e 9º anos da rede municipal de Aracaju/SE na resolução de problemas algébricos
• Paulo Victor David Cavalcante - Reconhecendo o conhecimento pedagógico do conteúdo: regra do octeto e ligação química iônica
• Pericles Souza de Carvalho - A ludicidade: importante ferramenta metodológica para o ensino de ciências
• Rainan Matos Déda - Ensino de botânica segundo licenciandos em ciências biológicas da Universidade Federal de Sergipe
• Renato Santos Araujo - Formação de professores de química: a realidade dos cursos de licenciatura segundo os dados estatísticos
• Renato Santos Araujo - Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer
• Renato Santos Araujo - Concepções sobre o aprendizado de física por alunos do ensino médio do município de São Domingos/SE
• Reynaldo José Mascarenhas Mota - O grupo colaborativo em modelagem matemática e o corpo em cena: trajetórias formativas
• Rodrigo Baldow de Souza - O caso Galileu em uma atividade teatral apresentando como base a peça didática de Brecht
• Rodrigo Bozi Ferrete - O desenvolvimento da matemática a partir de obras clássicas das teorias educacionais: de Erasmo de Rotterdam a Cláudio Moura Castro
• Rosemeire Roberta de Lima - Problemas de divisão: o que revelam, do ponto de vista conceitual , as justificativas dos alunos?
• Sanny Santos de Souza - O livro didático de biologia: análise de uma coleção didática tendo como critério a contextualização
• Sanny Santos de Souza - O livro didático de ciências: estudo comparado baseado na matriz curricular de Sergipe (2011) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998)
• Sarah Suely Nascimento Fonseca - Evolução das ideias da física por meio do teatro científico
• Simone Moura Queiroz - Procedimentos teóricos para a resolução de problemas matemáticos
• Simone Moura Queiroz - Um diálogo entre a história da matemática e o contexto de sala de aula tendo a unidade de medidas como foco de pesquisa
• Simone Silva da Fonseca - Os saberes elementares matemáticos e o método intuitivo: uma prescrição dos programas e os debates sobre seu uso postos nas memórias do projectado congresso de professores primários em Aracaju 1925
• Simone Silva da Fonseca - O estado da arte sobre as pesquisas em história da educação matemática no Brasil: uma visão panorâmica na análise de dissertações e teses (2004-2013)
• Tainan Amorim Santana - Abordagem das relações ciência – tecnologia – sociedade presentes em textos complementares do livro de biologia
• Tâmara Regina Reis Sales - A utilização de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de matemática
• Tânia Regina Dias Silva Pereira - O ensino do estágio: formação do profissional do curso de Engenharia de Produção Civil da UNEB
• Tatiana Santos Andrade - Concepções de leitura dos graduandos de Química licenciatura da Universidade Federal De Sergipe (UFS)
• Thatiana Almeida Lavigne - Análise de um enunciado proposto pelo livro didático de matemática
• Walma Nogueira Ramos Guimaraes - Laboratório de química: um novo olhar no ensino da educação de jovens e adultos
• Wellington Alves de Araujo - O Geogebra: uma experimentação na análise dos coeficientes de uma função afim
• Weverton Virgilino Oliveira - O uso de simuladores virtuais como ferramenta interativa no processo de ensino-aprendizagem em química
Issue Date: Sep-2018
Keywords: Educação
Ensino de matemática
Ensino de ciências
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 8., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2014. Disponível em: <http://educonse.com.br/viiicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 31 out. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9504
Appears in Collections:Anais 2014 - VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1A utilização de jogos didáticos na visão dos professores de ciências da educação de jovens e adultos287,5 kBAdobe PDFView/Open
2O projeto de extensão laboratório itinerante para o ensino de matemática como uma forma de aproximação entre a formação inicial e a escola233,94 kBAdobe PDFView/Open
3Equação do 2º grau como tema norteador para elaboração de um projeto didático240,04 kBAdobe PDFView/Open
4Programa Mais Educação: a disciplina matemática sobre a perspectiva de educação integral346,07 kBAdobe PDFView/Open
5Utilizando vivências do cotidiano na aprendizagem dos conceitos matemáticos no primeiro ano do ensino fundamental242,01 kBAdobe PDFView/Open
6Resolução de problemas geométricos: as estratégias adotadas por alunos aracajuanos dos anos finais do ensino fundamental338 kBAdobe PDFView/Open
7A importância da tecnologia da informação e comunicação no ensino de química232,54 kBAdobe PDFView/Open
8O que dizem os autores de dois livros didáticos de química? uma análise comparativa entre o guia-edital PNLD 2012 e autores400,73 kBAdobe PDFView/Open
9Exame Nacional do Ensino Médio e química: a contextualização em perspectiva uma análise histórica343,45 kBAdobe PDFView/Open
10Reflexos dos paradigmas da ciência sobre o processo de ensino-aprendizagem: percepções de estudantes de biologia sobre o diabetes mellitus279,44 kBAdobe PDFView/Open
11Análise sobre a prática do ensino de matemática do curso integrado em edificações do campus Aracaju/IFS em relação à pedagogia histórico-crítica285,98 kBAdobe PDFView/Open
12Temas geradores no ensino de química293,89 kBAdobe PDFView/Open
13Análise combinatória como objeto de investigação em educação matemática: uma revisão261,82 kBAdobe PDFView/Open
14Análise dos trabalhos que discutem a temática saber docente, publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)254,55 kBAdobe PDFView/Open
15"Bob Esponja o filme”: atividade facilitadora no ensino-aprendizagem de ciências352,86 kBAdobe PDFView/Open
16Estratégias metodológicas utilizadas por professores de ciências e biologia das escolas públicas estaduais de Girau Do Ponciano-AL331,55 kBAdobe PDFView/Open
17O enfoque CTSA no ensino fundamental: um relato de experiência no ensino de ciências283,04 kBAdobe PDFView/Open
18Metodologia em Educação Ambiental (EA): seleção de estratégias didáticas a partir da compreensão dos alunos sobre o ambiente estuarino do entorno de sua comunidade311,64 kBAdobe PDFView/Open
19O ensino da matemática nos anos inicias da educação básica279,96 kBAdobe PDFView/Open
20Da teoria à prática: oficinas matemáticas na formação do pedagogo304,02 kBAdobe PDFView/Open
21O laboratório didático no planejamento das aulas: uma reflexão acerca da formação inicial267,26 kBAdobe PDFView/Open
22Diagnóstico da utilização do laboratório nas aulas de biologia das escolas estaduais de ensino médio de Arapiraca-AL195,73 kBAdobe PDFView/Open
23Um livro didático de matemática: probabilidade e combinatória327,45 kBAdobe PDFView/Open
24Um livro didático de matemática: estatística331,61 kBAdobe PDFView/Open
25Praxeologias do objeto circunferência e círculo apresentadas no livro didático “a conquista da matemática”377,03 kBAdobe PDFView/Open
26Análise das condições de trabalho dos professores de ciências do 5° ano nas escolas municipais da rede pública de Arapiraca – AL293,18 kBAdobe PDFView/Open
27A resolução de problemas como uma ferramenta para o ensino de matemática em uma turma de curso técnico e integrado em manutenção e suporte em informática232,14 kBAdobe PDFView/Open
28Avaliação das espigas de milho nas feiras livres como estratégia de ensino e aprendizagem em biologia334,41 kBAdobe PDFView/Open
29Dificuldade de concentração na aprendizagem em matemática (análise sobre a opinião do aluno vs professor)327,23 kBAdobe PDFView/Open
30Análise do livro didático química na abordagem do cotidiano233,86 kBAdobe PDFView/Open
31A utilização do livro didático química cidadã na formação inicial de professores: um relato de experiência do estágio supervisionado310,46 kBAdobe PDFView/Open
32O ensino de ciências para a educação de jovens e adultos no ensino fundamental: reflexões iniciais244,12 kBAdobe PDFView/Open
33O processo de construção de uma identidade curricular: reflexões sobre a formação dos futuros professores de matemática252,91 kBAdobe PDFView/Open
34Uma reflexão sobre a resolução de problemas como eixo norteador do projeto laboratório itinerante para o ensino de matemática228,41 kBAdobe PDFView/Open
35Contribuições do construtivismo e da história da matemática para o ensino de matemática266,39 kBAdobe PDFView/Open
36Curriculo de matemática e a formação do professor para uso das TIC: o caso do curso de matemática da Uneb Campus VII275,16 kBAdobe PDFView/Open
37O livro didático de ciências: uma análise da obra ciências: saber e fazer234,25 kBAdobe PDFView/Open
38A sequência didática e a interdisciplinaridade no ensino de ciências243,66 kBAdobe PDFView/Open
39Leis de Newton: uma análise em dois livros do PNLD 2012271,47 kBAdobe PDFView/Open
40A construção do conhecimento químico através da leitura e discussão de textos abordados no livro didático307,41 kBAdobe PDFView/Open
41A experimentação no ensino da ciência química: possibilidades e realidades pedagógicas266,21 kBAdobe PDFView/Open
42Análise do livro didático: coleção novo olhar - matemática com PNLD-em 2012240,14 kBAdobe PDFView/Open
43Análise da coleção do livro didático para educação de jovens e adultos: o ensino de matemática251,8 kBAdobe PDFView/Open
44Um breve olhar sobre o livro didático de matemática254,55 kBAdobe PDFView/Open
45Concepção de educação ambiental presente na prática pedagógica dos professores da escola pública municipal de Itabaiana/SE317,89 kBAdobe PDFView/Open
46Pesquisas com enfoque CTS(a) no Brasil: uma análise preliminar das dissertações na área de ciências e biologia268,97 kBAdobe PDFView/Open
47Avaliação das espigas de milho nas feiras livres como estratégia de ensino e aprendizagem em biologia230,13 kBAdobe PDFView/Open
48REVIMAT: de um projeto de extensão a um projeto de pesquisa para a formação do professor de matemática219,03 kBAdobe PDFView/Open
49Percepção de estudantes de nível fundamental sobre cientistas: um estudo de caso358,59 kBAdobe PDFView/Open
50Alfabetização/educação científica e o ensino de ciências: uma união para transpor visões equivocadas de ciência250,99 kBAdobe PDFView/Open
51A presença da história da matemática em dois livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático 2012: um estudo comparativo420,73 kBAdobe PDFView/Open
52Projeto interdisciplinar no ensino de ciências: uma proposta para o ensino CTS a partir das plantas medicinais290,19 kBAdobe PDFView/Open
53O discurso da natureza das ciências nos cursos de graduação em ciências biológicas das universidades estaduais da Bahia262,9 kBAdobe PDFView/Open
54Avaliação física: possibilidades de utilização pelos profissionais de educação física299,22 kBAdobe PDFView/Open
55O trabalho com história da matemática no contexto de escolas do campo: uma articulação entre os campos262,59 kBAdobe PDFView/Open
56A relação com o saber e a didática da matemática: algumas aproximações280,8 kBAdobe PDFView/Open
57Planejamento de práticas docentes na educação de jovens e adultos: intervenções matemáticas a partir das vivências e experiências de vida dos alunos319,58 kBAdobe PDFView/Open
58História e filosofia da ciência no ensino de biologia: contribuições dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio270,67 kBAdobe PDFView/Open
59A abordagem histórica e filosófica da ciência no projeto pedagógico do curso de licenciatura em ciências biológicas da UFS: visões de docentes universitários282,77 kBAdobe PDFView/Open
60História e filosofia da ciência na séries iniciais da educação básica: orientações dos PCN para o ensino fundamental284,82 kBAdobe PDFView/Open
61Filmes infantis no ensino de ciências sob a perspectiva da sequência didática para as séries iniciais386,31 kBAdobe PDFView/Open
62Material dourado: um rico instrumento pedagógico para construção do conceito de números nos primeiros anos do ensino fundamental255,65 kBAdobe PDFView/Open
63Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental322,94 kBAdobe PDFView/Open
64Ensino de química: o uso do jogo didático com hidrocarbonetos247,08 kBAdobe PDFView/Open
65Dificuldades na aprendizagem no ensino de biologia285,88 kBAdobe PDFView/Open
66Análise da utilização de uma hipermídia como estratégia didática na abordagem do conteúdo de ligações químicas353,12 kBAdobe PDFView/Open
67O processo de aprendizagem segundo as concepções de professores de ciências e biologia da rede estadual de ensino no município de Aracaju- SE285,26 kBAdobe PDFView/Open
68Oficinas temáticas contribuindo para a motivação do aprendizado de química254,02 kBAdobe PDFView/Open
69Uma análise de livros didáticos: alguns conteúdos matemáticos292,61 kBAdobe PDFView/Open
70A curiosidade e o conhecimento: a praxiologia em debate230,64 kBAdobe PDFView/Open
71Concepções prévias de professores de química sobre a ótica da utilização do jogo bingo para o ensino de nomenclatura de ácidos e bases inorgânicas313,4 kBAdobe PDFView/Open
72Análise do uso de analogias acerca do conteúdo de modelos atômicos em livros didáticos do ensino médio de química312,05 kBAdobe PDFView/Open
73Uma análise das estratégias utilizadas pelos alunos do 8º e 9º anos da rede municipal de Aracaju/SE na resolução de problemas algébricos272,6 kBAdobe PDFView/Open
74Reconhecendo o conhecimento pedagógico do conteúdo: regra do octeto e ligação química iônica346,73 kBAdobe PDFView/Open
75A ludicidade: importante ferramenta metodológica para o ensino de ciências238,88 kBAdobe PDFView/Open
76Ensino de botânica segundo licenciandos em ciências biológicas da Universidade Federal de Sergipe324,83 kBAdobe PDFView/Open
77Formação de professores de química: a realidade dos cursos de licenciatura segundo os dados estatísticos477,45 kBAdobe PDFView/Open
78Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer474,82 kBAdobe PDFView/Open
79Concepções sobre o aprendizado de física por alunos do ensino médio do município de São Domingos/SE310,27 kBAdobe PDFView/Open
80O grupo colaborativo em modelagem matemática e o corpo em cena: trajetórias formativas352,47 kBAdobe PDFView/Open
81O caso Galileu em uma atividade teatral apresentando como base a peça didática de Brecht378,58 kBAdobe PDFView/Open
82O desenvolvimento da matemática a partir de obras clássicas das teorias educacionais: de Erasmo de Rotterdam a Cláudio Moura Castro254,42 kBAdobe PDFView/Open
83Problemas de divisão: o que revelam, do ponto de vista conceitual , as justificativas dos alunos?217,26 kBAdobe PDFView/Open
84O livro didático de biologia: análise de uma coleção didática tendo como critério a contextualização345,77 kBAdobe PDFView/Open
85O livro didático de ciências: estudo comparado baseado na matriz curricular de Sergipe (2011) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998)345,91 kBAdobe PDFView/Open
86Evolução das ideias da física por meio do teatro científico263,66 kBAdobe PDFView/Open
87Procedimentos teóricos para a resolução de problemas matemáticos266,92 kBAdobe PDFView/Open
88Um diálogo entre a história da matemática e o contexto de sala de aula tendo a unidade de medidas como foco de pesquisa268,75 kBAdobe PDFView/Open
89Os saberes elementares matemáticos e o método intuitivo: uma prescrição dos programas e os debates sobre seu uso postos nas memórias do projectado congresso de professores primários em Aracaju 1925255,63 kBAdobe PDFView/Open
90O estado da arte sobre as pesquisas em história da educação matemática no Brasil: uma visão panorâmica na análise de dissertações e teses (2004-2013)348,28 kBAdobe PDFView/Open
91Abordagem das relações ciência – tecnologia – sociedade presentes em textos complementares do livro de biologia275,47 kBAdobe PDFView/Open
92A utilização de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de matemática274,67 kBAdobe PDFView/Open
93O ensino do estágio: formação do profissional do curso de Engenharia de Produção Civil da UNEB252 kBAdobe PDFView/Open
94Concepções de leitura dos graduandos de Química licenciatura da Universidade Federal De Sergipe (UFS)298,75 kBAdobe PDFView/Open
95Análise de um enunciado proposto pelo livro didático de matemática260,62 kBAdobe PDFView/Open
96Laboratório de química: um novo olhar no ensino da educação de jovens e adultos264,97 kBAdobe PDFView/Open
97O Geogebra: uma experimentação na análise dos coeficientes de uma função afim306,3 kBAdobe PDFView/Open
98O uso de simuladores virtuais como ferramenta interativa no processo de ensino-aprendizagem em química274,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.